in

Secretaria de Aquicultura proíbe pesca da piracatinga

Iniciativa tem como objetivo implementar ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável

PESCA

A fim de implementar ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira da piracatinga (Calophysus macropterus), Secretaria de Aquicultura e Pesca proíbe pesca e comercialização. Ação ocorre em todo o território nacional e terá vigência de um ano.

De acordo com a Portaria SAP/MAPA nº 271, neste período fica proibida a pesca, a retenção a bordo, o transbordo, o desembarque, o armazenamento, o transporte, o beneficiamento e a comercialização da espécie, em águas jurisdicionais brasileiras, e, em todo território nacional. Vale ressaltar que, a moratória anterior, instituída pela Instrução Normativa SAP/Mapa nº 17, de 10 junho de 2020, teve sua vigência até dia 1º de julho de 2021.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a atividade de pesca da espécie se caracteriza por ser um dos grandes desafios da gestão pesqueira na bacia Amazônica. “No Brasil, as técnicas de pesca utilizadas envolvem o uso de resíduos de animais como isca, o que implica em desenvolver e implementar medidas de gestão eficientes para manutenção da exploração sustentável desta espécie, com respostas positivas para a atividade pesqueira tradicional e diversidade biológica amazônica”, explica a Pasta.

Durante o prazo estabelecido, a Secretaria deverá publicar e implementar o plano de ação estratégico, norteador das medidas e ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira da espécie e avaliar os efeitos da moratória. Ação não se aplica para a captura da espécie com fins de pesquisa científica, desde que autorizada pelo órgão ambiental competente, e para a pesca de subsistência.

O descumprimento da moratória levará a sanções penais e administrativas.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

CONFIRA:

México deve potencializar compra de carne de frango brasileira

Faesp aponta preocupação com juros do Plano Safra

Fique por dentro das principais atualizações do mercado de proteína animal, acompanhe também: www.revistafeedfood.com.br

ovos

Exportações de ovos apresentam novo pico

carne de frango

Embarques de carne de frango apresentam alta de 16,2%