Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
EVENTOS

Conteúdo

SBSS debate preparação sobre uso racional de antimicrobianos

Médico-veterinário Edilson Dias Caldas fala sobre o assunto no dia 8 de agosto
feedfood

Com impacto na saúde pública, segurança alimentar e sustentabilidade da indústria suinícola, o uso racional de antimicrobianos em suínos é um tema crucial na produção animal. A administração dessas substâncias deve ser feita com critérios e com a prescrição e acompanhamento do médico veterinário para que o resultado seja eficaz.

E, no 15º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), o médico-veterinário Edilson Dias Caldas vai falar sobre o assunto na palestra “Uso racional de antimicrobianos como estamos nos preparando?”, programada para o dia 8 de agosto (terça-feira), às 16h20, no Painel “Uso Prudente de Antimicrobianos e Bem-Estar Animal”.

Ele é graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com MBA em Gestão Empresarial e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Com cerca de 20  anos de experiência na produção de suínos, em duas décadas já atuou na área de reprodução, recria, terminação e sanidade. 

Edilson Dias Caldas vai falar sobre o assunto na palestra “Uso racional de antimicrobianos como estamos nos preparando?” (Foto: divulgação)

Atualmente, na BRF, ocupa a posição de gerente Executivo de Produção Animal de Suínos e é responsável pela equipe corporativa, estruturando diretrizes técnicas e operacionais e respondendo de forma macro pela cadeia de suinocultura da empresa.

Conforme o presidente da Comissão Científica do SBSS, Paulo Bennemann, o uso racional de antimicrobianos em suínos é uma abordagem fundamentada na aplicação criteriosa desses medicamentos para tratar enfermidades. 

“É uma responsabilidade compartilhada entre os produtores, veterinários, indústria farmacêutica e autoridades regulatórias. É baseada na adoção de práticas adequadas e responsáveis e é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar animal e a segurança alimentar”, salienta.

O simpósio, promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), será realizado entre 8 e 10 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).

De forma híbrida, o evento disponibilizará as palestras durante 30 dias para acesso dos inscritos no site do Nucleovet. Ao mesmo tempo do SBSS, Chapecó receberá a 14ª Brasil Sul Pig Fair e a Granja do Futuro – esta última, presencialmente.

Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Brasil exportará caprinos à Arábia Saudita 

Entrega de fertilizantes apresenta crescimento de 21,9% 

Pecuária brasileira é estimulada por mercado financeiro