in

Workshop CBNA debate oportunidades do setor

Terceira edição do encontro acontece entre os dias 14 e 15 de agosto

Terceira edição do encontro acontece entre os dias 14 e 15 de agosto

Uma demanda crescente e um setor ainda jovem. Tudo leva crer que a aquicultura ainda tem um grande caminho a enfrentar no Brasil e que o seu destino é o crescimento. A procura por rações, por exemplo, cresceu 12 vezes nos últimos 20 anos, passando de 100 mil toneladas em 1999 para 1,23 milhão de tonelada no ano passado.

Os dados, apresentados pelo diretor do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), Ariovaldo Zani, já refletem essa expansão. Mas o setor ainda enfrenta desafios, entre eles, atingir preços mais competitivos no varejo e melhorar o tempo de licenciamento ambiental despontam entre os mais importantes, salientou o especialista.

“O preço no varejo não se ajusta bem ao orçamento apertado do consumidor brasileiro e a concessão e o tempo para licenciamento ambiental continuam como gargalo que limita um crescimento mais rápido e consistente”, pontuou Zani.

O diretor ainda defende um melhor aproveitamento do peixe eviscerado, além do filé, na produção de industrializados, como nuggets e hamburgeres, por exemplo. Mas, no caso do camarão o desafio é diferente, de acordo com Zani.

“Precisamos convencer os negociadores oficiais, como autoridades do MAPA e da diplomacia do Itamaraty, a convergir esforços para recuperar a participação brasileira no comércio internacional”, afirmou ele.

Evento. Entre os dias 14 e 15 de agosto, em Campinas no interior de São Paulo, o encontro deve reunir desde produtores de peixes, camarões, moluscos, passando por profissionais da indústria de nutrição e saúde animal, das áreas técnica, de produção, regulatória, comercial e marketing até pesquisadores e autoridades do setor público.

O encontro tem como objetivo contribuir com um debate sobre os mais importantes desafios e oportunidades de um setor que desponta com um dos crescimentos mais relevantes diante da demanda crescente por proteína animal em escala global. As mais recentes pesquisas e inovações para a área também serão discutidas durante estes dois dias de evento.

Os interessados podem obter mais informações sobre o evento no site oficial.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

BI enfatiza a importância dos parceiros inovadores

Cobb promove palestra no Avicultor 2019