Valeria Campos, de São Paulo (SP)
valeria@ciasullieditores.com.br
A sala da cobertura do Hotel Intercity Berrini foi o ponto de encontro de clientes da Novus® para uma tarde inteira de conversas e conexões. O evento, realizado em São Paulo, foi um momento de muita escuta e acolhimento e, sem dúvidas, de bastante inspiração.
Ali, mulheres em diferentes cargos dividiram seu dia a dia, desafios e conquistas na carreira, e destacaram também a importância da presença feminina nas empresas. A partir de um perfil mais colaborativo e detalhista, as profissionais mulheres trazem diversos benefícios à cultura organizacional.
Conforme destacou a chefe de Recursos Humanos & Compliance, Maria Burt, mulheres líderes somam a diversidade das corporações e são responsáveis pela criação de um ambiente mais inovador e criativo, além de promover melhor performance organizacional.
“E, somado a isso, são criadas diferentes perspectivas e experiências, e isso contribui para uma sociedade mais igualitária e inclusiva”, disse.
No segmento de nutrição animal, Maria ilustra, a representação de mulheres em papéis significativos varia de 20% a 25%. Porém, embora algumas empresas tenham alcançado até 40%, esse contexto continua sendo exceção e não a norma. Essa informação é do Human Capital.
Esse recorte reforça o longo caminho que as profissionais ainda têm pela frente em várias esferas sociais, inclusive no ambiente de trabalho. E debater essas questões é um ponto de partida para transformar essa realidade.
Quanto mais se discute, mais amplitude o discurso ganha e mais ações são colocadas em prática. E esse foi o propósito da Novus: criar um grupo de apoio e troca para encorajar as mulheres a lutarem pelos seus espaços.
Primeira edição no Brasil
O Mulheres do Agro Novus foi o primeiro encontro no País com esse formato e já ganhou um selo de evento importante na atividade. Para Ana Paula Hoffman, médica veterinária da Copagril, o encontro foi uma oportunidade única de estar em contato com as profissionais do setor, conhecendo suas histórias e compartilhando momentos.
Quem também dividiu suas impressões foi Carla Rodrigues, gestora da agroindústria no Grupo Pioneiro. Segundo ela, a conexão realizada no evento foi um alento para continuar na jornada: “Além de conhecer outras realidades, pude me inspirar com a história de cada uma. Esse evento nos fortaleceu e nos mostrou que não estamos sozinhas na luta de produzir sempre mais e com qualidade”.
Com essa mesma percepção, Marisa Farias, diretora Industrial da Mauricéa Alimentos, destacou a importância do espaço. Neste ambiente, ela pôde ter uma troca rica com as outras profissionais e conhecer de perto a trajetória de cada uma: “Escutei diversas histórias e tive a oportunidade de fazer networking. Agradeço muito a Novus pelo convite. Foi uma experiência enriquecedora”.
“Fiquei muito feliz com esse convite. Foi bastante enriquecedor escutar mulheres incríveis e fazer parte deste projeto que é tão importante para todas nós”, acrescentou Louise Marques Coelho, médica-veterinária Extensionista no Grupo Vibra.
Presente no evento, Débora Reolon, gerente Sr. de Serviços Técnicos da Novus®, destacou a qualidade das conversas e a participação das mulheres ao compartilharem suas trajetórias. Segundo ela, as discussões percorreram por temas importantes e atuais e foram essenciais para fortalecer a atuação feminina dentro das organizações.
“Um dos pontos altos foram os debates sobre cargos de liderança. Discutimos bastante sobre isso, e a importância de se preparar para diversas situações. Foi um evento excelente e bastante produtivo”, discorreu.
A partir de relatos vindos de diferentes regiões do País, o encontro foi essencial para empoderar as mulheres e contribuir com o debate, de acordo com Kelen Zavarize, gerente de Serviços Técnicos Aves da Novus®. E essa conexão continuou nos dias subsequentes, momento em que as profissionais do projeto da Novus® participaram do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, também realizado em São Paulo.
“Todas saíram com uma bagagem maior. E queremos dar continuidade neste encontro. A ideia é ter todos os anos e convidar as participantes da primeira edição para criar conexões com próximas profissionais”, realça Kelen, que conclui: “Esse é um espaço de empoderamento e acolhimento”.