Por Caroline Mendes | caroline@dc7comunica.com.br
O mês de maio terminou com sinais claros de retração nos principais mercados de proteína animal acompanhados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP). Ovos, carne de frango, suínos e boi gordo apresentaram queda de preços, refletindo, em geral, baixa liquidez, aumento na oferta e menor demanda no mercado doméstico.
No setor de ovos, a liquidez seguiu enfraquecida nos últimos dias do mês, enquanto a demanda se mostrou tímida, pressionando os preços. De acordo com o Cepea, a combinação de uma oferta ajustada ao consumo e um mercado comprador mais retraído resultou em desvalorizações em diferentes praças do país.
Já o frango abatido registrou forte queda nos preços em maio, em especial na última semana, devido ao redirecionamento de grandes volumes que antes seriam exportados para o mercado interno. Esse aumento repentino na oferta doméstica desequilibrou a relação entre oferta e demanda, forçando os valores para baixo em diversos estados.

No mercado de suínos, tanto o animal vivo quanto a carne sofreram recuos. A queda da demanda por carne suína no atacado e no varejo contribuiu para o recuo nas cotações, ao passo que os preços pagos ao produtor também caíram diante da dificuldade de escoamento da produção.
O mercado de boi gordo também apresentou ajustes. Em Mato Grosso, os preços se aproximaram dos registrados em São Paulo, principal praça de referência, indicando uma tendência de equilíbrio entre as regiões. Essa aproximação se deu com a queda dos valores em território mato-grossense, puxada por uma maior disponibilidade de animais para abate.
A conjuntura de fim de mês, com menor poder de compra da população e reajustes na oferta, contribuiu para o enfraquecimento geral nas cotações. O cenário requer atenção por parte dos agentes de mercado nas próximas semanas, especialmente diante das incertezas sobre a demanda interna e o ritmo das exportações.
LEIA TAMBÉM:
Caso de influenza aviária em ave silvestre em Minas Gerais não afeta produção comercial
Sistema sanitário brasileiro é referência global, afirma Carlos Fávaro
Cartilha do Senar orienta sobre biosseguridade na criação de galinhas caipiras





