Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Ferramenta realiza “match perfeito” entre touros reprodutores e  vacas matrizes  

Calculadora é resultado de parceria entre Embrapa e a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares 
feedfood

Wellington Torres, da redação  

Monique Leite, de Esteio (RS) 

“Dar match”, como ficou conhecida popularmente, é uma expressão utilizada quando pares se formam em aplicativos de relacionamento, como uma “combinação perfeita”. A iniciativa visa facilitar o encontro de similaridades entre indivíduos, ação também proposta em um nova ferramenta revolucionária dentro da pecuária brasileira.  

Resultado prático da união entre a Embrapa e a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), uma calculadora, lançada durante a 46ª edição da Expointer, realizada em Esteio (RS), auxilia o pecuarista a selecionar os cruzamentos entre touros reprodutores e  vacas matrizes.  

A ferramenta permite que o criador selecione matrizes com base em informações das avaliações genéticas atualizadas, inclusive aprimoradas pela genômica , e escolha possíveis reprodutores para a cruza, tanto dentro do próprio rebanho quanto entre outros ou de centrais de inseminação.  

Neste cenário, o produtor poderá visualizar os resultados que os possíveis cruzamentos irão gerar em relação a cada uma das DEPs (diferença esperada na progênie) disponíveis pelo programa de melhoramento genético da ANC, conhecido como Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne, Promeb.  

Em conversa com a nossa equipe, o chefe-geral e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, detalhou que, com o suporte, é “possível produzir crias com maior eficiência de produção”. 

“Elas serão mais adaptadas à situação de criação,  atenderão melhor os clientes e, de forma geral, à nossa pecuária com uma produção de carne de maior qualidade”, frisou. 

Na prática, a inovação permite prever e evitar resultados negativos nos acasalamentos. O pecuarista pode escolher características para evitar que os animais tenham um desempenho desfavorável, como peso e umbigo ou o prepúcio do macho muito comprido. O algoritmo também propõe as melhores combinações para os animais selecionados. Em vez de definir o acasalamento avaliando os dados manualmente, também pode fazer uma indicação de melhor cruza.  

LEIA TAMBÉM:

SC reforça controle de javalis para proteger produção

Exportações brasileiras do agro seguem em alta

Avicultores focam em biosseguridade para expandir alcance