Ao firmar uma parceria estratégica com o Banco Santander, a Agoro Carbon Alliance, uma divisão global da Yara International, visa fornecer financiamento acessível para os agricultores interessados em adotar práticas agrícolas mais sustentáveis.
Além de aumentar a rentabilidade devido à implantação de práticas sustentáveis, o projeto possibilita os produtores de receber pelos créditos de carbono obtidos através da captura e armazenamento de carbono no solo, os quais serão vendidos no mercado internacional.
A colaboração do Santander tem como objetivo apoiar os produtores rurais que necessitam de soluções financeiras para a adoção de práticas regenerativas no campo.
“Os produtores rurais brasileiros estão na vanguarda quando falamos em sequestro de carbono. Eles têm uma oportunidade única para reverter os efeitos das mudanças climáticas e receberem por isso, por meio de mensuração de créditos de carbono gerados em sua propriedade. Facilitar o financiamento a insumos, equipamentos e maquinários agrícolas via crédito acessível é fundamental para inseri-los no mercado de carbono”, relatou a head da Agoro Carbon Alliance no Brasil, Evelin Krebsky.
O produtor que aderir ao projeto da Agoro Carbon e precisar de recursos financeiros a partir deste mês será direcionado ao time especializado em agronegócio do Santander.
O Banco possui uma oferta completa para negócios sustentáveis, com recursos próprios ou a partir do Renovagro (antigo Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono) e linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).
“Temos um portfólio completo de soluções financeiras para atender todas as necessidades dos produtores rurais, inclusive para viabilizar a implantação de práticas sustentáveis, que têm o potencial de aumentar a rentabilidade e, principalmente, a resiliência para o futuro”, destacou o diretor de Agronegócios do Banco Santander, Carlos Aguiar Neto,
Fonte: Yara Brasil, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Exportações em real para o Mercosul disparam 21,2%
ApexBrasil busca viabilizar apoio a exportações e investimentos
Phibro aborda desafios entéricos em poedeiras no Congresso APA