in

Sindirações divulga agenda de cursos para 2022

Treinamentos seguirão de modo on-line e reforçarão compromisso com cadeia produtiva

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações definiu a agendas de cursos em 2022, que permanecerão no formato on-line, e mantém como público-alvo gestores, supervisores e colaboradores que estão diretamente envolvidos na produção e no controle de qualidade da cadeia produtiva de alimentação animal.

A programação engloba seis cursos que serão realizados ao longo de todo o ano, e acontecem em mais de uma edição, com datas diversificadas para melhor atender a agenda dos profissionais.

Segundo Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, “os cursos são uma excelente oportunidade para reforçar o compromisso do Sindirações com toda a cadeia de produção de proteína animal, do pet food e dos criadores, garantindo segurança alimentar, qualidade de vida e aumento da produtividade, sobretudo neste período de retomada da economia”, diz Zani.

Confira a agenda:

APPCC – VERSÃO CODEX ALIMENTARIUS 2020

O curso tem como base a nova publicação do Codex Alimentarius para o HACCP, que traz um texto mais detalhado e estruturado, novas definições e especifica a aplicação da metodologia. Trata-se de uma ferramenta para avaliar os perigos e estabelecer sistemas que se concentram em medidas de controle para perigos ao longo da cadeia de alimentos, ao invés de depender principalmente de testes do produto final. O desenvolvimento de um sistema de HACCP pode identificar a necessidade de mudanças nos parâmetros de processamento, nas etapas de processamento, na tecnologia de fabricação, nas características do produto final, no método de distribuição, no uso pretendido ou nas BPF’s (Boas Práticas de Fabricação) aplicadas.

Datas de realização: 18 a 21/01 | 28 a 31/03 | 06 a 09/06 |13 a 16/09 | 06 a 09/12

BPF – BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

O treinamento como objetivo alertar os participantes quanto à importância da prevenção na fabricação de produtos seguros; fornecer os conceitos e benefícios de BPF; estabelecer o comprometimento da equipe responsável pela implantação de BPF; capacitar os participantes a implantarem e monitorarem as BPF; e qualificar os profissionais a realizarem auditorias internas.

Datas de realização: 14 a 17/02 | 04 a 07/04 | 20 a 23/06 | 08 a 11/08 | 03 a 06/10 | 12 a 15/12

FAMI-QS | VERSÃO 6.0

Em uma colaboração entre o Sindirações e o FAMI-QS – European Feed Aditives and Premixtures Quality System, o curso abrange todos os requisitos da certificação FAMI QS que se fundamentam em sistema de gestão da qualidade, Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. O conteúdo aborda as principais ferramentas de gestão de segurança de alimentos para animais e outras de grande importância para a gestão dos processos e produtos como fornecimento assegurado, recall e gerenciamento de crises.

Datas de realização: 04 a 08/07 | 07 a 11/11        

IN 65 / IN 14

O curso visa oferecer ao profissional uma oportunidade de entendimento e correta implementação dos requisitos da IN 65/IN 14, a fim de evitar a contaminação cruzada, preservando a segurança do alimento na fabricação de produtos com medicamentos.

Datas de realização: 21/02 | 13/05 | 28/10

PCQI – PREVENTIVE CONTROLS QUALIFIED INDIVIDUAL

A regulamentação de Boas Práticas de Fabricação, Análise de Perigos e Controles Preventivos Baseados em Risco para Alimentos para Animais (referida como a regulamentação de Controles Preventivos para Alimentos para Animais) visa garantir a fabricação/processamento seguro, embalagem e retenção de produtos alimentícios para consumo animal nos Estados Unidos. O curso desenvolvido pela FSPCA é o “currículo padronizado” reconhecido pela FDA.

Datas de realização: 25 a 29/04 | 17 a 21/10

PREVENÇÃO DE FRAUDE E DEFESA DE ALIMENTOS | FAMI-QS

Após o lançamento do Módulo Feed Fraud Prevention and Defense, o FAMI-QS desenvolveu um treinamento dedicado a fim de apoiar totalmente seus membros na melhor compreensão deste novo conceito.

Datas de realização: 08 a 11/03 | 02 a 05/08 

Ainda em 2022 está previsto o curso Assuntos Regulatórios, que traz uma introdução ao ambiente regulatório do setor, bem como especialização para interessados em trabalhar com registro e pós-registro de estabelecimentos e produtos de alimentação animal, a ser anunciado em breve pelo Sindirações. Para mais informações, clique aqui.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Suinocultura deve encerrar ano com bons números

Avicultura se mostra robusta em produção, exportação e consumo

FAESP comemora fim de embargo chinês à carne bovina

reproducao

Auditores fiscais federais pautam mercado de trabalho

Diversidade também se mostra presente no agronegócio