in

SIAVS abordará status sanitário global da suinocultura

Simpósio sobre Enfermidades de Suínos contará profissionais de referência no setor

GERAL035 Porcos em fazenda em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, Brasil28/02/2008 Crédito: Paulo Whitaker/Reuters Usada em 27-02-20 Usada em 18-06-20

Ao ganharem a pauta global e gerarem impactos na oferta de alimentos, as doenças suinícolas terão um espaço de destaque durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS). O Simpósio sobre Enfermidades de Suínos ocorrerá no segundo dia do evento, com data marcada para os dias 09, 10 e 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

O encontro, que será mediado pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Guilherme Leal, debaterá sobre a situação da Peste Suína Africana (PSA) e ações da WOAH (antiga OIE) em apresentação da representante do órgão global, Charmaine Chng Wenya. Assim como, também contará com apresentação do auditor fiscal federal, Marcelo Camargos, responsável pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) de Minas Gerais. O profissional falará sobre diagnósticos disponíveis e estratégias para detecção da PSA.

A Peste Suína Clássica (PSC) também ganhará destaque pelas falas do também auditor fiscal federal agropecuário, Guilherme Zaha Takeda, chefe da divisão de sanidade dos suídeos do MAPA. Takeda pontuará a situação atual e total controle da enfermidade na zona não livre no Brasil.

Ainda na programação do encontro, Fabio Vanucci, da Universidade de Minnesota, tratará da Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) e da Diarreia Epidêmica dos Suínos (PED) e Lia Treptow Coswig, auditora fiscal federal da Coordenação de Assuntos Especiais do MAPA, dos desafios para o controle de javalis no País.

“O Simpósio sobre Enfermidades na Suinocultura será um mergulho nas questões mais relevantes para a saúde animal, abordando desde a crise sanitária global de PSA até o fundamental e necessário controle da população de javalis, que é um ponto crítico e demanda total atenção.  A participação do Secretário José Guilherme reforçará ainda mais o peso dos debates no evento”, ressalta o coordenador da programação do SIAVS, Ariel Antônio Mendes.

Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food. 

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

‘Por nossas mãos’: Ceva lança homenagem a pecuaristas

Reutilização sustentável de dejetos ganha espaço na suinocultura