Durante a da programação da Seafood Show, Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do Fórum de Internacionalização do Pescado Brasileiro, apresentou ferramentas que o governo brasileiro vem adotando para ampliar a internacionalização do pescado nacional. O evento ocorreu nesta terça-feira (18), em São Paulo.
A iniciativa, segundo o MAPA, teve como apresentadores o Secretário da SAP, Jairo Gund, o Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Marcel Moreira, e a Analista da Gerência de Agronegócio da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.
Ficou a cargo de Gund apresentar dados de como a produção de pescado nacional está alinhada com a sustentabilidade. Segundo ele, 27% da área oceânica classificada como Zona Econômica Exclusiva (ZEE) são protegidas por unidade de conservação, sendo a maioria categorizada como uso sustentável, enquanto a média mundial é de 1,2%., assim como 63,5% das espécies brasileiras de pescado estão preservadas e não podem ser capturadas.
“Ficam bem claras neste evento todas as ferramentas que o MAPA está colocando no mercado para internacionalização do pescado”, destacou Gund, ao pontuar que foi retomada a estatística pesqueira com avaliações de estoques de mais de 50 espécies.
Em questões de expansão de mercado, o diretor Marcel Moreira pontuou que a produção de tilápia no Brasil, por exemplo, “dobra a cada trimestre – em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior – e o País já é o quarto maior produtor da espécie”. Espera-se que, até setembro deste ano, o Brasil tenha exportado 43 mil toneladas de pescado.
Gund e Moreira também falaram do trabalho que os adidos brasileiros estão realizando em 27 postos ao redor do mundo. Dos 233 novos mercados abertos para produtos do agro, de janeiro de 2019 a outubro de 2022, 12 foram específicos para o pescado. Esses mercados incluem peixes vivos, pescado, peixes ornamentais, pescado extrativo, farinha e óleo de pescado.
Para Moreira, o MAPA vem trabalhando na promoção da imagem do agronegócio brasileiro no exterior por meio de participação em feiras internacionais, missões prospectivas e rodadas de negócios, entre outras estratégias.
Já a analista Deborah Rossoni, da Apex-Brasil, apresentou as ações da agência para posicionar e comunicar sobre o agronegócio sustentável. A Apex capacita empresas brasileiras que queiram se internacionalizar.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.
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