in

Sanphar destaca importância da biosseguridade em webinars

Conceito contempla fluxo/rastreabilidade de animais, logística e programa de limpeza

João Paulo Monteiro

[email protected]

Em situações de alto custo de produção, como a vivida atualmente, a biosseguridade assume uma importância ainda maior, uma vez que problemas sanitários oneram e muito o sistema de produção, aumentando as perdas e reduzindo o desempenho zootécnico com o risco de mortalidade.

“Biosseguridade deve ser encarada como investimento necessário e não negociável”, determina Paulo Eduardo Bennemann, gerente Técnico de Suínos para América Latina da Sanphar. “Sanidade deve ser o principal patrimônio do sistema de produção”, completa.

Muito além de cercar a granja, o conceito contempla fluxo/rastreabilidade de animais, logística, programa de limpeza e desinfecção, programas vacinais, rotina de diagnóstico e monitoria laboratorial. E ainda, acrescenta Paulo, é preciso entender o porquê das orientações e quais os impactos de uma quebra de protocolo: “Isso requer treinamento constante das pessoas envolvidas. Temos que profissionalizar a biosseguridade e fazer a gestão sanitária de todo o sistema”.

Com isso em mente, a Sanphar realizará uma série de webinars, o SANTalks #biosecurity, abordando o tema de uma forma prática e objetiva. “Como trabalhar com biosseguridade efetivamente será o grande ponto discutido”, informa a gerente, e continua: “O entendimento de epidemiologia e dinâmica de infecção, protocolo de desinfecção e trocas de experiências de sucesso serão o diferencial”, afirma Ana Caselles, gerente Técnica de Aves para América Latina da Sanphar.

Voltada aos profissionais envolvidos nas cadeias de aves e suínos, independentemente da fase de produção, o principal objetivo da iniciativa é abordar o tema como um programa importante e necessário. “Sem ela, o risco de comprometer o status sanitário, e com isso aumentarmos ainda mais os custos de produção, é uma realidade”, afirma Ana.

Essa oportunidade de atualização e aprendizado será dividida em cinco módulos, terá tradução simultânea português-espanhol e contará com a presença dos maiores especialistas do setor, garante Everton Gardezan, coordenador de Marketing da Sanphar. “O SANTalks reforça o compromisso da Sanphar em criar e compartilhar conteúdos relevantes para promover o aperfeiçoamento técnico da cadeia”.

CONFIRA TAMBÉM:

México deve potencializar compra de carne de frango brasileira

Faesp aponta preocupação com juros do Plano Safra

Fique por dentro das principais atualizações do mercado de proteína animal, acompanhe também: www.revistafeedfood.com.br

DE HEUS

Para potencializar atendimento, De Heus migra sistema

Marfrig apoia pesquisa com novilhas Nelore