Reflexo da combinação entre maior demanda e menor oferta, preços dos ovos apresentam forte movimento de alta durante início de fevereiro, como aponta levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Material foi divulgado nesta segunda-feira (07).
De acordo com o Cepea, entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra registrou alta de 11% na região produtora de Bastos (SP), fechando a R$ 124,43, em média, na quinta-feira (03).
“Para o produto vermelho, as cotações subiram com ainda mais intensidade: 13,8%, para R$ 143,44/cx também no dia 3. Somente nos três primeiros dias de fevereiro, a média mensal parcial dos preços nessa região paulista já é 13,1% maior que a de janeiro para o ovo branco e 19,4% superior para o vermelho”, destaca o Centro de Estudos.
Segundo os colaboradores do Cepea, a expectativa é de que os preços continuem firmes nos próximos dias, devido à oferta enxuta de ovos e ao possível aumento das vendas com o retorno das aulas e o pagamento dos salários de grande parte da população. “Além disso, vale lembrar, o custo de produção dos ovos segue em alta, fator que também corrobora para reajustes positivos nas cotações da proteína”, afirma o levantamento.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Suinocultura deve encerrar ano com bons números
Avicultura se mostra robusta em produção, exportação e consumo