in

Piscicultura brasileira atinge novo patamar

Nos três primeiros trimestres deste ano embarques já são 10% maiores do que os de 2020

De maneira robusta, a piscicultura brasileira segue se destacando quando a pauta é exportação. Apenas nos três primeiros trimestres deste ano embarques já são 10% maiores do que as verificadas em todo 2020, como aponta o Informativo Comércio Exterior da Piscicultura – sétima edição, realizado pela Embrapa.

Para o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), Manoel Pedroza, ao todo, “as exportações de 2021 podem apresentar um crescimento de pelo menos 15% comparadas com as do ano passado”.

Segundo o levantamento, em 2020, as exportações totalizaram U$ 11,7 milhões; esse valor foi 4,4% superior ao verificado no ano anterior. “Já nos nove primeiros meses de 2021 (de janeiro a setembro), o país exportou produtos da piscicultura no valor total de U$ 12,8 milhões. O terceiro trimestre deste ano teve valores financeiros 71% maiores do que os verificados no mesmo período de 2020”.

Neste cenário benéfico, a tilápia se destaca: “Um dos dados que chamam a atenção é a liderança já consolidada da tilápia como principal espécie exportada: apenas de julho a setembro deste ano, foram U$ 4,9 milhões. Somando-se os três trimestres, as exportações brasileiras de tilápia chegaram a U$ 10,9 milhões, que significaram 85% do valor de todo o peixe exportado pelos produtores brasileiros no período”, afirma o informativo.

Como destaca Manoel, “a posição da tilápia como principal espécie exportada é uma tendência consolidada e que deve se manter no médio prazo, apesar da perspectiva de crescimento das exportações de outras espécies como o tambaqui”.

Destinos:

O informativo também aponta que, os Estados Unidos foram o destino de 54% dos peixes exportados pelo Brasil neste ano. Em valores financeiros: U$ 7 milhões. Na sequência, vem a China, com mais de U$ 1,5 milhão ou 12% das exportações brasileiras. Comparando-se o terceiro e o segundo trimestres deste ano, houve crescimento de 43% nos valores das exportações da piscicultura brasileira.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Diferencial do ovo brasileiro está no frescor

Brasil participa de rodada de negócios com foco no Reino Unido

Consumo per capita de ovo deve aumentar em 2021

NIS NUTRI

Nis Nutri inicia programação de evento presencial

laboratório

Workshop foca em laboratórios de alimentação animal