Patrocinado
AQUICULTURA

Conteúdo

Ministro da Agricultura confirma presença no IFC 2022

feedfood

O ministro Marcos Montes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, confirmou presença na solenidade de abertura do 4° International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC), que será no dia 31 de agosto, às 18 horas, em Foz do Iguaçu (PR). O maior evento do setor de pescado no Brasil prosseguirá até o dia 2 de setembro no Maestra Convention Center do Resort Recanto Cataratas. 

O ex-ministro da Pesca e presidente do Congresso, Altemir Gregolin, destaca que o IFC 2022 propõe uma discussão de temas transversais ao setor, com propósito de orientar o crescimento de forma ordenada e conectada com as tendências mundiais de consumo. 

A programação inclui feira de tecnologias, congresso, mostra de trabalhos científicos e rodadas de negócios. Serão três dias de palestras, painéis, debates e feira de negócios em evento presencial com transmissão ao vivo, com tradução para o espanhol e on demand em plataforma de streaming exclusiva. “Revolução Azul”, um dos temas propostos, refere-se ao significativo crescimento e intensificação da produção aquícola global (cultivo de peixes, crustáceos e plantas aquáticas) de meados do século 20 até o presente, principalmente em países em desenvolvimento. 

A edição que marca a expansão do evento para América Latina propõe alternativas e estratégias para o crescimento sustentável e desenvolvimento responsável do setor. Participarão dos painéis e debates especialistas de cinco continentes com diferentes visões e experiências para uma aquicultura orientada para ampliar mercados interno e externo como impulsionador da produção de pescado para o Brasil e o mundo. 

“O IFC assumirá uma dimensão inédita este ano. Desde a sua origem, tem como objetivo central ser um grande instrumento de apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva de pescado no Brasil. Ao apontar tendências, expor o que tem de melhor em tecnologias e apresentar caminhos e ações para o desenvolvimento, o IFC 2022 uniformiza informações e coloca todos os atores numa mesma sintonia e trabalhando numa mesma direção”, afirma Gregolin. 

NEGÓCIOS 

O IFC Brasil, depois do recorde de público e lançamentos de tecnologias inéditas na última edição em 2021, reserva para a sua quarta edição muitas novidades, entre elas: um evento voltado para a América Latina, com empresas de diversos países e a ampliação da feira Fish Expo Brasil que permite um número de expositores 40% maior. 

A diretora executiva, Eliana Panty, destaca o crescimento da feira e ampliação do foco em negócios: “A Fish Expo é uma feira de negócios que reunirá empresas de todos os elos da cadeia com lançamentos, ofertas exclusivas e participantes de todo o País e da América Latina. Teremos uma nova área chamada Hands On Aqua, destinada às tecnologias de RAS e onde os expositores poderão demonstrar as funcionalidades de equipamentos para aquicultura. Nas rodadas de negócios compradores e fornecedores estarão frente a frente com mediadores profissionais para proporcionar sucesso nas negociações”, afirma Eliana. 

BRASIL NO MERCADO GLOBAL 

Eliana alerta para a janela de oportunidades que se abre para o pescado brasileiro diante do crescimento da demanda. “O pescado é a proteína animal mais consumida e comercializada no mundo. São U$ 160 bilhões de comércio mundial, 51% de todas as proteínas de origem animal. O consumo mundial, segundo a FAO, continuará crescendo e demandará em 2030 um adicional de produção de mais 28 milhões de toneladas ao ano. Essa produção terá origem principalmente da aquicultura”. 

Gregolin antecipa que o Sudeste Asiático, que produz 89% da aquicultura mundial, deve reduzir seu ritmo de crescimento, isso abre enormes oportunidades para o Brasil. “O mundo precisa do Brasil para suprir a crescente demanda de pescado. E, seguramente, com o potencial que temos, a expertise em outras cadeias de carnes que vai sendo transferida para a aquicultura e a dinâmica que já estamos alcançando, não frustraremos o mundo”. 

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Revista Feed&Food promoveu encontro de grandes nomes da agroindústria

Embarques de carne de frango apresentam alta de 6%

Preços dos ovos apresentam patamar recorde