in

Mercado halal registra crescimento

Exportação de carne de frango certificada cresceu 15% no primeiro semestre

Exportação de carne de frango certificada cresceu 15% no primeiro semestre

O Brasil é um dos países com mais preparado para atender a demanda crescente do mercado halal. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), somos o maior produtor e exportador da carne de frango, sendo aproximadamente 50% com certificação halal.

No primeiro semestre de 2019, as exportações de frango certificados alcançaram o volume de 1.006,70 (mil/ton) com aumento de 15% quando comparado com o mesmo período de 2018, que registraram 872,54 (mil/ton).

A notória crescente da comunidade halal deve ser intensificada nos próximos anos. Atualmente, há 1,8 bilhão de muçulmanos no mundo de acordo com Instituto Americano Pew Research Center. Hoje, a maior população muçulmana está na Indonésia, com 235,875 milhões. Mas em 2060, a perspectiva é que a Índia ultrapasse os 300 milhões de muçulmanos, chegando a 333,090 milhões.

O mercado global de produtos e serviços Halal representa um valor estimado de US$ 6,4 trilhões, com crescimento entre 15% a 20% ao ano, sendo a proteína animal um dos produtos mais consumidos.

Perspectivas. Com as visitas da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, e do Presidente, Jair Bolsonaro, à China e a alguns países do Oriente Médio, as vendas tendem a crescer. De acordo com dados do MAPA, de janeiro a outubro deste ano, as vendas externas para Arábia Saudita foram de US$ 1,462 bilhão, 1,6% a mais que no mesmo período do ano passado.

Para Ali Saifi, diretor-executivo da Cdial Halal, a missão fortaleceu as relações e trouxe a expectativa de aumento do comércio do Brasil com países árabes que, com certeza, trará bons frutos para o agronegócio brasileiro. “Houve uma grande proximidade e reconhecimento da importância do mundo árabe para o Brasil. Arábia Saudita, por exemplo, é um país muito grande e os acordos comerciais são extremamente importantes para ambos”, ressalta.

Fonte: Cdial Halal, adaptado pela equipe feed&food.

SC bate recorde de exportação de carne suína

SC registra alta na produção de pescados