Patrocinado
ARTIGO

Conteúdo

Médico-veterinário ocupa um grande papel na produção animal

feedfood

Gabriela Couto, da redação  

gcouto@ciasullieditores.com.br 

O médico-veterinário é um profissional de extrema importância no dia a dia da agroindústria, afinal, é ele quem auxilia nos cuidados com a nutrição e a saúde dos animais. A profissão é tão importante, que tem um dia para ser celebrada, nesta sexta-feira, 09 de setembro, é comemorado o Dia do Médico-Veterinário.  

Esta data foi escolhida, porque foi no dia 09 de setembro de 1933, que Getúlio Vargas assinou o Decreto n° 23.133 e regulamentou a atuação deste profissional no País e desde então, a profissão vem crescendo e se tornando cada vez mais essencial. 

O último censo realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV-SP) mostrou que, em 2020, a área teve um aumento 35,9 mil profissionais, chegando em 154,9 mil em novembro daquele ano. A profissão segue em alta e, além de atuar em clínicas no cuidado dos animais de companhia, e nos zoológicos e instituições com os animais selvagens e silvestres, os médicos-veterinários auxiliam no dia a dia da produção animal.  

Nesse setor, os profissionais da veterinária atuam em sistema de produção de leite, carne, ovos, entre outros. O trabalho vai desde a fazenda de produção, cuidando de todos os detalhes para o bem-estar animal, passando pela vigilância sanitária, até a fiscalização e controle dos produtos de origem animal.  

O serviço do médico-veterinário é essencial no dia a dia da produção animal, pois sem ele, não seria possível manter os animais saudáveis e bem nutridos, e nem a qualidade dos produtos.  

A função do médico-veterinário em cada setor da produção animal  

Na produção de leite, o médico-veterinário é o responsável por garantir que o leite e seus derivados sigam todos os padrões de higiene e sanidade, da fazenda ao ponto de venda. A qualidade do produto também depende dos cuidados do veterinário na nutrição e na saúde do animal.  

Já na produção de carne, seja bovina, suína ou de frango, o médico-veterinário é o responsável pelos exames ‘ante mortem’, para atestar sua higidez, e o ‘post mortem’ das carcaças, para avaliar se estão aptas para o consumo humano, decidindo de haverá descarte, aproveitamento total, condicional ou parcial da carne.  

O médico-veterinário é o responsável pela fiscalização da matéria-prima e de seus produtos derivados, como no caso dos ovos e dos queijos, por exemplo, então ele precisa garantir a qualidade microbiológica do produto-final, evitando também possíveis casos de fraudes e adulterações.  

O profissional pode atuar também como responsável técnico (RT) ou consultor em segurança de alimentos, em empresas e estabelecimentos que comercializem e manipulem alimentos de origem animal.  

O médico-veterinário é um dos responsáveis por fazer a grande cadeia de produção alimentar funcionar, ele que nos garante a segurança e a qualidade dos alimentos. Ele que faz com que os animais permaneçam bem e saudáveis durante todos os processos. As grandes indústrias e o setor animal dependem desse profissional para continuar trabalhando da melhor forma.  

A equipe da Feed&Food deseja um feliz Dia do Médico-veterinário a todos aqueles que fazem a diferença dentro e fora das porteiras.  

Patrocinado
Patrocinado