No combate ao descarte inadequado de lixo ao meio ambiente, Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apoiou e participou do Cleanup Day 2022. Ação ocorreu em colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Santos.
A limpeza da faixa de areia e calçadão, realizada no dia 17 de setembro, das 8h às 13h, teve como local a Ilha Urubuqueçaba, da praia José Menino. Durante o projeto, representantes do Museu de Pesca estiveram presentes com materiais informativos e apresentações sobre educação ambiental, assim como reforçaram a conscientização de todos por meio do Projeto Petrechos de pesca perdidos no mar.
“O IP já está atento a isso há mais de uma década – mesmo quando quase ninguém se preocupava a respeito do plástico nos oceanos -, cumprindo a função da pesquisa científica de estar sempre um passo adiante do problema, mostrando proatividade”, afirmou o pesquisador do Instituto, Luiz Miguel Casarini.
Para minimizar este cenário, Casarini e uma equipe de técnicos e pesquisadores (uma parceria entre IP e Fundação Florestal do Estado de São Paulo) passaram a buscar meios de prevenir e mitigar o problema.
Colocando o Projeto em prática, a equipe utilizou recursos tecnológicos avançados para mapear os pontos onde eram encontrados os artefatos, que passaram por análises e estudos sobre reaproveitamento e, por fim, foram transformados em objetos úteis por meio de recic lagem, sem qualquer prejuízo para o meio ambiente.
Fonte: IP , adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Revista Feed&Food promoveu encontro de grandes nomes da agroindústria