in

Imunidade e biossegurança elevam produção de peixes

Piscicultores devem estar atentos ao desenvolvimento dos animais

Para uma produção robusta e de qualidade, imunidade e biossegurança devem estar conectadas, ao menos na psicultura, como explicou o curso ‘Manejo Sanitário’. Iniciativa, oferecida gratuitamente pelo Senar Mato Grosso do Sul, ocorreu nesta quarta-feira (28).

De acordo com o instrutor Leonardo Zamae Winckler, a imunidade protege os animais contra infecções, o que contribui com o aumento da produção e, consequentemente, reduz perdas econômicas. Por isso, a vitamina C é um importante aliado para melhorar a imunidade dos peixes.

Para saber se a produção está adequada, o piscicultor pode analisar o comportamento dos animais. “A resposta está na hora da alimentação. Se o peixe está ativo e voraz na hora de se alimentar, isso demonstra que o seu cultivo está bom”, explicou o profissional.

Perante o bom padrão de biossegurança, a dica de Winckler foi de que todos os alevinos sejam comprados juntos de um mesmo estabelecimento, e que este local seja de confiança. “A orientação é utilizar o protocolo ‘todos dentro e todos fora’, que nada mais é que inserir no tanque todos os animais juntos e também retirar todos juntos. A ideia é minimizar a ‘despesca’ parcial e evitar o manejo durante o inverno”.

Por fim, assim como outros animais, os peixes podem desenvolver diversos tipos de doenças. Na piscicultura, as infecções mais comuns são as bacterianas, fúngicas, a partir de protozoários, vírus e parasitos. “Todos esses tipos de doenças podem comprometer a produção de peixes, já que os animais param de se alimentar e aumentam o nível de estresse”, alertou.

Fonte: CNA, adaptado pela equipe feed&food.

CONFIRA:

Tecnologia e gestão são caminhos para estar entre os melhores da suinocultura

Feed&Food te dá 10% de desconto para participar do 13º SBSS

Quer garantir 10% de desconto na compra do seu ingresso para o SBSS? Adicione a sua compra o cupom FEEDFOOD10 (desconto é válido para uma compra por CPF). Acesse e adquira: https://nucleovet.com.br/

Questões hídricas desafiam a produção animal

Carne suína passa por avaliação antes de ir para o mercado