in

Gestão estratégica para alavancar o setor

Wagner Pires é consultor especialista em pastagens

Wagner Pires é consultor especialista em pastagens

É incrível como a grande maioria dos pecuaristas tocam seu negócio sem saber ao menos se estão ganhando ou perdendo e quando pergunto quanto estão produzindo e quanto gostariam de aumentar eles não sabem.

Esta semana em uma consultoria um pecuarista me perguntou se eu conseguiria ajuda-lo a dobrar a sua produção e eu perguntei quanto ele estava produzindo por ha/ano e por incrível que pareça ele não sabia.

É um absurdo ver que nossos pecuaristas tocam sua atividade totalmente às cegas, o maior rebanho comercial do mundo e é conduzido de forma tão amadora. Isso faz nós consultores nos sentirmos totalmente à mercê de um amadorismo gigantesco.

Tenho 35 anos de formado e ainda falo da importância da análise de solo, calagem e fósforo em minhas palestras. Coisas básicas que já deveriam estar instaladas na cabeça do pecuarista.

A grande maioria dos pecuaristas não sabe se quer o seu custo de produção, mas sabem que o preço da arroba deveria ser maior. Estão voando às cegas. Hoje já dispomos de Amino ácidos que podem fazer a planta perfilhar e produzir mais e sair mais facilmente do estresse da seca e uma grande maioria nunca fez analise de solo e calagem.

Um grande abismo está se formando entre os que não sabem para onde vão e os que sabem. Mas uma coisa é certa, todos são apaixonados pela raça e pelo gado.

Eles têm a coragem de ir a leiloes e comprar gado sem ao menos ter pasto decente para colocar o seu rebanho. Tenho um cliente que consegue investir muito em genética, mas não consegue comprar um trator descente para fazer as suas pastagens.

Temos uma grande pecuária sim, mas com certeza feita por milhões de pecuaristas desorganizados e que não conseguem gerir o seu negócio.

Temos gente boa e competente sim, mas precisamos de mais, muito mais. A nossa pecuária cresce numa proporção fantástica e temos uma grande massa dormindo em berço esplendido.

Acordem pecuaristas, o tempo está acabando e não existe mais espaço para o amadorismo e a falta de planejamento. Vamos mudar enquanto é tempo, vamos preparar a sucessão enquanto você está vivo e pode passar a sua paixão pela pecuária para seus filhos.

Pecuária é a cada dia um negócio complexo com margens de lucro cada vez menores onde se faz necessário produzir mais e melhor.

As tecnologias estão sendo disponibilizadas e ficando ultrapassadas numa rapidez incrível e se você não experimentar e usar vai ficar para traz. Abra os olhos enquanto é tempo. Quem sabe faz a hora e não espera acontecer!

Fonte: Wagner Pires, adaptado pela equipe feed&food.

Projeto isenta ração de peixes do PIS/Confins

Asgav promove incentivo à alimentação saudável