O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da 9ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, realizada em São Paulo, onde destacou o papel das mulheres no crescimento do setor. Segundo Fávaro, a presença feminina tem sido essencial para o desenvolvimento de uma agropecuária moderna e sustentável, como evidenciado pela liderança da Embrapa, que hoje é presidida por Silvia Massruha, a primeira mulher a ocupar o cargo.
Ele ressaltou que o avanço da agropecuária brasileira ao longo dos últimos 50 anos foi impulsionado por inovações tecnológicas e pela adoção de boas práticas, com as mulheres desempenhando um papel crescente nesse processo. “A Embrapa, por exemplo, tem três mulheres em sua diretoria, como símbolo da importância feminina para a sustentabilidade e inovação no setor”, disse.
Além de abordar a questão da liderança feminina, o ministro falou sobre a sustentabilidade e o compromisso do Brasil com o meio ambiente. Ele reforçou que o agronegócio brasileiro continuará a intensificar sua produção, mantendo a responsabilidade ambiental, o que tem garantido o acesso a mercados exigentes. Fávaro exemplificou com o controle da gripe aviária, destacando que o Brasil é um dos poucos países livres da doença em plantéis comerciais, o que fortalece sua competitividade no mercado de carne de frango.
Além disso, o ministro também ressaltou os avanços nas relações diplomáticas do Brasil no setor agropecuário, como a abertura de 265 novos mercados para produtos como carne suína e algodão e as ações ambientais. “Com iniciativas como o Programa Nacional de Recuperação de Pastagens Degradadas, o Brasil poderá aumentar sua produção sem impacto ambiental, consolidando-se como um líder global na produção sustentável de alimentos”, afirmou.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
IFC Amazônia adia evento para integrar pré-calendário da COP 30