Aproximar estudantes de gastronomia ao campo foi um dos objetivos concluídos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que promoveram o programa “Do Rural à Mesa”. A iniciativa, no assentamento Chapadinha, no Núcleo Rural Lago Oeste, a 35 km de Brasília, também contou com produtores de alimentos.
Durante a visita técnica, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina do campo. Para o produtor Antônio Porfírio, “os alunos conseguiram compreender que os alimentos que eles recebem na cozinha tem toda uma história por trás, que envolve o preparo de solo, semeadura, manejo até a colheita, passando ainda pela higienização, embalagem e transporte”.
Segundo o estudante do Senac, Rainner Gomes, ter conhecimento sobre as técnicas usadas no campo influenciará, inclusive, no sabor dos alimentos.
O encontro também debateu sobre gerenciamento, comercialização, melhoria da produtividade, geração de renda e formação de canais de comercialização direta.
Fonte: CNA, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Tereza Cristina vai ao Canadá em busca de novas oportunidades
Preço do milho sobe quase 18% após conflito europeu
Debate sobre legislação encerra XIX Congresso de ovos