Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Embrapa lança novas planilhas para calcular custos na produção de aves e suínos

Ferramenta gratuita facilita estimativa de custos e formulação de políticas
feedfood
Technology used by a modern farmer

Desde 1º de julho, a Embrapa Suínos e Aves disponibiliza gratuitamente dois formulários em planilhas eletrônicas para estimar os custos de produção de suínos e frangos de corte. As ferramentas foram desenvolvidas para gerar estimativas por meio de painéis com especialistas ou grupos focais.

O método do painel é uma técnica qualitativa de levantamento de dados, que envolve reuniões conduzidas por uma equipe de pesquisa com a participação de produtores, técnicos públicos e privados, além de representantes das associações dos setores produtivos.

“Os atores envolvidos na produção de suínos e frangos de corte têm demandado à Embrapa ferramentas fáceis de usar e que utilizem metodologias adequadas para apoiar a formulação de políticas públicas e estratégias setoriais. Essas planilhas atendem essa demanda, permitindo organizar informações e gerar estimativas dos custos de sistemas de produção representativos a partir de coeficientes técnicos e preços de mercado”, explica o pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele.

O projeto é resultado de uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e associações estaduais de suinocultores (Foto: divulgação)

Os formulários permitem estimar os custos para seis sistemas de produção na suinocultura (suínos em ciclo completo, leitões desmamados, leitões até a fase de creche e engorda, suínos em terminação e suínos em desmama-terminação) e quatro sistemas na avicultura de corte (aviário convencional, climatizado com pressão positiva, climatizado com pressão negativa e dark house). Além disso, é possível calcular o custo médio ponderado para diferentes regiões e sistemas de produção.

As planilhas estão disponíveis no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa, na seção “Ferramentas”. O projeto é resultado de uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e associações estaduais de suinocultores, que colaboraram com recursos financeiros, articulação institucional e apoio técnico. Um comunicado técnico com orientações sobre o uso das planilhas também foi disponibilizado.

O analista da Embrapa Suínos e Aves Ari Jarbas Sandi esclarece que essas novas ferramentas não substituem outras já existentes, como o aplicativo “Custo Fácil” e a planilha “Cálculo Simplificado do Custo de Produção do Integrado de Suínos e Frangos de Corte”. “Essas ferramentas continuam disponíveis para produtores e assistência técnica, enquanto os novos formulários são mais voltados a associações e instituições que desejam estimar custos para uma região ou estado por meio de reuniões com especialistas”, comenta Sandi.

Mais informações sobre as planilhas eletrônicas podem ser obtidas através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa, também disponível pelo WhatsApp no número 49 3441.0400.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Gelatina de tambaqui: Embrapa desenvolve alternativa eficiente para indústria

Plano Safra 24/25 oferece R$ 508,59 bilhões ao agronegócio

Revolução tecnológica na suinocultura: um avanço inevitável

Patrocinado
Patrocinado