Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
AQUICULTURAEVENTOS

Conteúdo

Embrapa irá participar do IFC Brasil 2022 nesta semana

feedfood

Diversos centros de pesquisa da Embrapa estarão presentes no International Fish Congress & Fish Expo (IFC), que será realizado nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro em Foz do Iguaçu (PR). O IFC Brasil 2022 reúne feira de negócios, congresso e mostra de trabalhos científicos.  

O atual ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, e o presidente da Embrapa, Celso Moretti, estarão presentes. Na ocasião, as Unidades Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e Amazônia Ocidental (Manaus-AM) farão o lançamento de uma nova tecnologia: um serviço que identifica sexo de Pirarucu e Tambaqui para auxiliar na formação de plantéis, que será oferecido aos produtores em ambos os centros de pesquisa. 

A chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem, comenta que “a Embrapa estará no IFC 2022 para continuar se aproximando dos diversos elos da cadeia produtiva do pescado, captar suas demandas e propor o desenvolvimento de inovações tecnológicas de forma mais assertiva e com efetividade”. A empresa participará com estande, onde reunirá os parceiros desenvolvedores de tecnologias inéditas que serão expostas durante o evento. 

Para o presidente do IFC Brasil 2022, Altemir Gregolin, “a Embrapa Pesca e Aquicultura vem cumprindo um papel relevante na geração de novas tecnologias e ações de inteligência para o desenvolvimento da aquicultura no País. A participação no IFC é muito importante para a difusão destes conhecimentos e para o aprofundamento da relação com o setor produtivo”. 

Além da Embrapa Pesca e Aquicultura, estarão presentes os centros de pesquisa da Embrapa: Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Territorial (Campinas-SP), Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Amazônia Ocidental (Manaus-AM) e Instrumentação (São Carlos-SP). 

TECNOLOGIAS 

A Embrapa apresentará duas soluções baseadas em geotecnologias para a compreensão do setor aquícola no Brasil e a conjuntura na qual ele está inserido. O primeiro, já disponível para o público, é o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura, uma plataforma de dados qualificados sobre o segmento, que podem ser combinados com informações das cinco dimensões que impactam toda atividade no meio rural: os quadros natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. Desenvolvido conjuntamente pelos centros da Embrapa Pesca e Aquicultura e Territorial, no formato de geoweb, apresenta mais de 300 camadas de dados, com recursos para filtros, upload de dados próprios, download e impressão de mapas. 

O outro produto que será apresentado no estande é o mapeamento de viveiros escavados e tanques-rede por imagens de satélite, que está sendo feito para todo o território nacional. Já foram publicados resultados parciais para os estados do Paraná, Mato Grosso e Rondônia. O trabalho tem sido um desafio para a equipe de sensoriamento remoto da Embrapa. “Já existem técnicas de processamento consolidadas para realce de corpos hídricos em imagens de satélite. A principal dificuldade do trabalho é separar as estruturas destinadas à produção aquícola dos outros usos”, explica a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Alves Magalhães. 

O AgroTag Aqua será outra tecnologia apresentada no evento pela Embrapa. Trata-se de um dos módulos temáticos do sistema AgroTag, direcionado ao levantamento de dados de sistemas produtivos aquícolas. Sua aplicação proporciona a otimização da coleta de informações no campo e fornece um banco de dados qualificado para o usuário, individualmente.  O ativo está disponibilizado como aplicativo na versão Android na loja de aplicativos da Google Play. 

Outra tecnologia muito útil aos produtores que será apresentada no IFC 2022 é a Plataforma AquaPLUS, que compreende um conjunto de análises genéticas de matrizes ou reprodutores de espécies aquícolas. Os seguintes serviços estão disponíveis na Plataforma: TambaPLUS: ferramentas genômicas para análise, qualificação, certificação, manejo e melhoramento genético do tambaqui (Colossoma macropomum); VannaPLUS: ferramentas genômicas para análise, qualificação, certificação, manejo e melhoramento genético do camarão vannamei (Litopenaeus vannamei); TilaPLUS: ferramentas genômicas para análise, qualificação, certificação, manejo e melhoramento genético da tilápia (Oreochromis niloticus). 

O foco da Plataforma é prover soluções simples, práticas e inovadoras para qualificação, manejo e melhoramento genético de espécies aquícolas. Por meio dos serviços disponibilizados, é possível saber se as matrizes de espécies aquícolas possuem algum grau de parentesco entre si e se são puras ou híbridas (fruto de cruzamento com outra espécie), permitindo, assim, o direcionamento de cruzamento das matrizes referidas tanto para produção de alevinos para engorda quanto para reposição, troca e comércio de germoplasma de matrizes e, consequentemente, a redução de perdas de produtividade. Acasalamentos consanguíneos geram perdas produtivas tanto na fase de alevinagem quando na fase de engorda. 

A Sonda Multiparâmetros para Aquicultura também será apresentada no IFC 2022 pela Embrapa. Desenvolvida com tecnologia nacional, a Sonda Acqua Probe é capaz de aferir – em tempo real e de forma remota – por meio de celular, tablet ou computador, 12 parâmetros, como pH, oxigênio dissolvido e temperatura da água de viveiros destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos. A tecnologia permite quantificar a clorofila e a floração de algas in situ que, em excesso, podem comprometer o cultivo de espécies aquáticas ou até levar à mortandade da fauna. 

Por fim, também será apresentado no estande da Embrapa o RV Piscicultura. Trata-se de um software que simula virtualmente um ambiente real de cultivo do peixe tambaqui (Colossoma macropomum). O uso dessa ferramenta de realidade virtual permite uma explanação facilitada e lúdica sobre o tema sanidade, seja ele na parte educacional em cursos e capacitações, bem como em eventos, palestras e workshops. 

MERCADO DO PESCADO 

A Embrapa também participará do debate relativo a mercado e competitividade do pescado brasileiro – um dos pontos fortes do congresso. Exportações de pescado e perspectivas para o Brasil no mercado internacional será o tema de painel com o pesquisador Manoel Xavier Pedroza Filho, da Embrapa Pesca e Aquicultura; Eduardo Lobo, sócio da empresa Prime Seafood e presidente da Abipesca; e Valdemir Paulino dos Santos, superintendente comercial e marketing da Cooperativa Copacol-PR e presidente do Conselho de Administração da Peixe BR. 

Segundo o ex-ministro da Pesca e presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin, o IFC BRASIL 2022 assumirá uma dimensão inédita. “Depois do recorde de público, empresas expositoras, lançamentos de novas tecnologias, conferências e volume de negócios que ocorreram no ano passado, desta vez o IFC reserva muitas novidades. Agora, por exemplo, está voltado para a América Latina, com inúmeras empresas de outros países como Chile, Islândia, Estados Unidos e Índia, que trarão muitas inovações para o Brasil”, antecipa Gregolin. 

O International Fish Congress & Fish Expo Brasil reunirá conferencistas de 15 países que vão destacar assuntos relacionados a mercados para peixes e crustáceos, além de temas técnicos como sistemas de produção, tecnologias, nutrição, sanidade, biossegurança e genética. 

“O IFC assumirá uma dimensão inédita este ano. Desde a sua origem, tem como objetivo central ser um grande instrumento de apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva de pescado no Brasil. Ao apontar tendências, expor o que tem de melhor em tecnologias e apresentar caminhos e ações para o desenvolvimento, o IFC 2022 uniformiza informações e coloca todos os atores numa mesma sintonia e trabalhando numa mesma direção”, afirma Gregolin. 

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Revista Feed&Food promoveu encontro de grandes nomes da agroindústria

Embarques de carne de frango apresentam alta de 6%

Preços dos ovos apresentam patamar recorde

Patrocinado
Patrocinado