in

Congresso de Ovos da APA começa terça-feira (26)

Encontro da avicultura de postura vai discutir principais questões do setor

Encontro da avicultura de postura vai discutir principais questões do setor

Depois de muita organização e trabalho do comitê organizador, começa dentro de uma semana o Congresso de Ovos da APA, realizado de 26 a 28 de março, em Ribeirão Preto (SP). Sob o slogan “Nutrindo o presente, preservando o futuro”, o evento é realizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA) e em 2019 chega à sua 17ª edição.

No programa técnico, estão palestras sobre as oportunidades para ampliar os canais de distribuição de ovos, o uso das plataformas digitais para a promoção do consumo de ovos, a produção de ovos líquidos e um painel sobre Laringotraqueíte, entre outros.

Entre as palestras internacionais está Arthur Bruce Webster, do Poultry Science Department da Universidade da Georgia (EUA), que vai falar sobre os conceitos e perspectivas para o comportamento e bem-estar de galinhas poedeiras em gaiolas também fazem parte da programação.

O professor Benedito Lemos de Oliveira será o presidente do evento. Ele é professor aposentado da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e produtor de ovos na cidade de Lavras. Na opinião do comitê, a escolha é excelente e uma justa homenagem, já que Benedito já contribuiu e ainda contribui muito com a avicultura de postura.

Pré Congresso gratuito. Na manhã do primeiro dia do encontro (26), no mesmo modelo do que foi realizado em 2018. Para 2019, o tema abordará as preocupações atuais da avicultura de postura sobre as salmoneloses.

Entre os palestrantes estão Edir Nepomuceno (Facta), que vai falar sobre os princípios básicos da biosseguridade, e Ângelo Berchieri (Unesp), que aborda a epidemiologia das salmonelas. Já Anderlise Borsoi (UTPR) fala sobre as ferramentas de controle. Na sequência, as empresas fornecedoras de produtos para a avicultura também terão a oportunidade de se expressarem.

Trabalhos científicos. Premiar a pesquisa científica e a contribuição de profissionais e acadêmicos à área avícola é um dos destaques do XVII Congresso de Produção e Comercialização de Ovos APA.

Pesquisadores e estudantes de todas as universidades do Brasil puderam inscrever seus trabalhos científicos nas áreas de Sanidade, Nutrição, Manejo e Outras Áreas. O primeiro colocado de cada área recebe a premiação de um salário mínimo.

Palestra Magistral. Marcos Fava Neves será o responsável pela Palestra Magistral do Congresso de Ovos 2019 (Ribeirão Preto, SP). Às 17:30 do dia 26 de março, Fava Neves vai abordar o tema Marketing no Agronegócio com Foco no Ovo. O palestrante é Professor Titular (tempo parcial) das Faculdades de Administração da USP em Ribeirão Preto e da EAESP/FGV em São Paulo. Especialista em planejamento estratégico do agronegócio.

Confira o programa completo clicando aqui e confira os conteúdos já publicados no portal feed&food sobre o evento neste link.

O evento tem o apoio da Facta (Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas) e da CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária). As associações estaduais parceiras são Avimig (Portal e Revista), Ovos RS, AVES (Portal e Jornal), ACEAV, AVIPE e AGA.

Fonte: APA, adaptado pela equipe feed&food.

SBSA debate condenação em abatedouros no Brasil

Topigs Norsvin conquista 30% do mercado nacional