in ,

“Ambiência é parte do bem-estar animal”, destaca especialista

Plasson na Live destacou uso de tecnologias na elaboração de granjas para suínos

Wellington Torres, de casa

[email protected]

O uso de tecnologias na produção animal não é nenhuma novidade. No entanto, ressaltar a importância de novas formas para se realizar a ação é imprescindível para manter os setores a par do futuro.

Ao focar na suinocultura, Plasson na Live ganhou mais uma edição. Iniciativa, com apresentação do gerente comercial de Suinocultura da empresa, Fernando Oliveira, ocorreu nesta terça-feira (31) e abordou temas como gestão alimentar, ganhos de produtividade com ambiência e bem-estar animal.

De acordo com o zootecnista, especialista em produção de suínos, Gustavo Lima, ao focar na ambiência em meio tecnológico, existe um ponto importante ao se pensar no atual cenário. “A ambiência ou o controle de ambiência é parte do bem-estar animal. Neste contexto tira-se vantagens importantes em termos econômicos”.

Entre as ressalvas do profissional, a otimização de espaço, com granjas mais compactas e da mão-de-obra foram destacadas. “Pelo fato de as granjas serem menores, existe uma gestão de mão-de-obra diferenciada e isso vem trazendo importantes ganhos. Hoje existem núcleos de terminação grandes, de dois galpões, que se referem a quatro de antigamente”, ressaltou o zootecnista.

Ao longo da apresentação, Lima também falou sobre a importância da climatização na produção suína, inclusive, da lida com o preconceito perante a iniciativa. “Nós temos que tirar o preconceito sobre climatização. O que aconteceu com alguns projetos e regiões, é que, operacionalmente, granjas, sistemas de produção ou colaboradores não tinham o devido treinamento em ambiência e gestão dos controladores”, exemplificou.

Segundo ele, os controladores devem ser simples para o sucesso do projeto. “Simples no aspecto de observar o comportamento dos animais e com um toque, regular o ambiente. Esse toque é a temperatura desejada”.

Por isso é de suma importância se atentar a todo e qualquer detalhe do projeto elaborado para uma granja, como ventilação, potência dos exaustores e afins.  Quer saber mais sobre o tema? Assista a Live completa, logo abaixo.

A iniciativa também contou com a participação do médico-veterinário, com doutorado em Ciência Animal, Glauber Machado.

De Heus lança ração pré-inicial multipartículas

tharley ceva

Ceva renova certificação Bureau Veritas