in

Setores produtivos comemoram ‘Desoneração da Folha na CCJ’

Lei, pensando na suinocultura e avicultura, tem por objetivo estimular a geração de emprego

Em ação aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara do Projeto de Lei n° 2541/2021 passa a ser prorrogado o prazo à contribuição previdenciária sobre a receita bruta – chamada “desoneração da folha de pagamento” – até 2023. Iniciativa, que altera é de autoria de a Lei nº 12.546, é de autoria dos Deputados Federais Efraim Filho e Dagoberto Nogueira.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), “a lei tem por objetivo estimular a geração de emprego e renda em cadeias produtivas de setores intensivos em mão de obra, como é o caso da cadeia agroindustrial da avicultura e da suinocultura e outros setores”.

“Na avaliação da ABPA, a aprovação na Câmara é uma vitória para o País, já que preserva temporariamente o modelo tributário em vigor desde a instalação da Lei 12.546, de 2011, para os 17 setores que mais empregam”, afirma.

Segundo a Associação, uma eventual reoneração poderia causar impactos diretos nos custos de produção, agravando o quadro inflacionário dos alimentos decorrente das altas de insumos, além da suspensão imediata das contratações e um provável risco de perda de mão de obra em meio à retomada econômica.

Neste cenário, a mesma visa trabalhar para sensibilizar senadores acerca da importância da celeridade da aprovação da matéria no âmbito do Senado Federal, para encaminhamento urgente para sanção presidencial, evitando a perda do prazo para a manutenção do benefício.

“Hoje, a avicultura e a suinocultura do Brasil empregam 4 milhões de trabalhadores direta e indiretamente.  Cerca de 500 mil postos de trabalho são gerados apenas nas plantas frigoríficas.  Apenas durante o ano de 2020, em meio à pandemia, as agroindústrias do setor contrataram mais de 20 mil trabalhadores, com o aumento da produção de alimentos para o abastecimento interno”, desta.

Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada

Embrapa organiza evento sobre Agricultura Digital

Ourofino Saúde Animal lança Safesui Mycoplasma