Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
SUINOCULTURA

Conteúdo

SC aumenta fiscalização de peste suína

SC aumenta fiscalização de peste suína Medida foi tomada após registro de casos na região Nordeste
feedfood
Medida foi tomada após registro de casos na região Nordeste

Para reforçar o cuidado e manter os rebanhos livres da peste suína, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina publicou na última semana uma Portaria que reforça o controle de entrada de veículos no Estado. Medida foi tomada após registro de casos na região Nordeste, com focos da peste suína clássica em três Estados: Piauí, Alagoas e Ceará.

De acordo com a Portaria SAR 62/2019, os veículos do Nordeste transportando animais, produtos e subprodutos de origem animal devem obrigatoriamente parar nas barreiras sanitárias da Cidasc para que o veículo seja submetido ao procedimento de desinfecção. Ação também é obrigatória para transportes que estiverem vazios.

A portaria ainda exclama que veículos sujos não poderão entrar no Estado e para aqueles que irão transportar animais para fora do território, passa a ser obrigatório o registro de placa nas Guias de Trânsito Animal (GTA).

Segundo o secretário da Agricultura, Ricardo Gouvêa, os focos localizados nos três Estados do Nordeste acenderam um sinal vermelho. “É hora de redobrarmos nossos esforços para garantir a saúde dos rebanhos do nosso Estado. Contamos com o apoio de todos”, destacou.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.