in

SC aumenta fiscalização de peste suína

Medida foi tomada após registro de casos na região Nordeste

Medida foi tomada após registro de casos na região Nordeste

Para reforçar o cuidado e manter os rebanhos livres da peste suína, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina publicou na última semana uma Portaria que reforça o controle de entrada de veículos no Estado. Medida foi tomada após registro de casos na região Nordeste, com focos da peste suína clássica em três Estados: Piauí, Alagoas e Ceará.

De acordo com a Portaria SAR 62/2019, os veículos do Nordeste transportando animais, produtos e subprodutos de origem animal devem obrigatoriamente parar nas barreiras sanitárias da Cidasc para que o veículo seja submetido ao procedimento de desinfecção. Ação também é obrigatória para transportes que estiverem vazios.

A portaria ainda exclama que veículos sujos não poderão entrar no Estado e para aqueles que irão transportar animais para fora do território, passa a ser obrigatório o registro de placa nas Guias de Trânsito Animal (GTA).

Segundo o secretário da Agricultura, Ricardo Gouvêa, os focos localizados nos três Estados do Nordeste acenderam um sinal vermelho. “É hora de redobrarmos nossos esforços para garantir a saúde dos rebanhos do nosso Estado. Contamos com o apoio de todos”, destacou.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.

Topigs Norsvin tem nova parceria

Sede da Facta está em novo endereço