in

Safra 2020/21 de grãos apresenta retração de 1,8%

Boletim estima volume de 252,3 milhões de toneladas, número abaixo da safra passada

Ao encerrar ciclo, produção da safra nacional de grãos estima volume de 252,3 milhões de toneladas. Número representa redução de 1,8% sobre a safra passada e 4,7 milhões de toneladas inferior à previsão do levantamento realizado em agosto deste ano, como aponta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo o Ministério, o resultado foi divulgado nesta quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21. “Este é o último levantamento para esta safra. A partir de outubro, a estatal reinicia o ciclo e passa a contabilizar os números da próxima colheita no País”, destaca.

Referente à produção, como destaca o Boletim, as áreas das culturas de primeira safra estão totalmente colhidas, as de segunda safra em fase final de colheita, as de terceira desde a fase de florescimento até o final da colheita, e as de inverno no início da colheita, que será intensificada a partir de setembro.

“No caso do milho, a produção total é de 85,75 milhões de toneladas, volume 16,4% menor que em 2019/20, quando fechou em 102,5 milhões de toneladas. A primeira safra está com a colheita finalizada e a segunda safra com 86,9% concluída até o final de agosto. Para a terceira safra, situada na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), além dos cultivos em Pernambuco e Roraima, as fases das lavouras variam desde a fase vegetativa até as operações de colheita”, explica a Pasta.

Já a produção de soja, equilibrou mais os números totais da safra, com produção recorde estimada em 135,9 milhões de toneladas, aumento de 8,9% em relação à safra 2019/20. “O levantamento feito pela Companhia mostra que a colheita está praticamente finalizada, restando a produção de Roraima e Alagoas, que representam pouco mais de 0,1% do volume nacional”, finaliza o MAPA.

Saiba mais. Clique aqui.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Grupo Bayer no Brasil terá primeira mulher presidente

J.A Saúde Animal comunica falecimento de Diretor-Executivo

BRF reduz em 4% consumo de água e economiza 473 milhões lt

Livro destaca papel do agro brasileiro na economia mundial

Abiquifi apoia Rodada de Negócios entre Brasil e Rússia