Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Preços mínimos das culturas de verão são reajustados  

Medida, como explica o MAPA, orienta produtores em decisões de plantio
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

Em recente publicação, o governo federal divulgou os preços mínimos para as culturas de verão e regionais, e também de sementes. Os valores são válidos para a safra de 2023/2024.  

Como explica o ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), “os reajustes foram estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 24 de agosto deste ano, e publicados na Portaria Nº 612 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (1º)”. 

“Para os principais produtos, os reajustes variaram de acordo com o comportamento do custo variável da cultura e dos parâmetros econômicos que influenciam a formação de preços”, destaca o MAPA.  

Vale ressaltar que a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma ferramenta para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais, assegurar uma remuneração mínima funcionando, assim, como um seguro de preços para o produtor. 

“Nessa política, caso o preço do produto no mercado fique abaixo do mínimo, o governo, por meio da Conab, deve agir de forma a garantir uma remuneração mínima ao produtor, ao mesmo tempo em que estimula a reação de preços no mercado”, complementa o Ministério.  

Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

SC reforça controle de javalis para proteger produção

Exportações brasileiras do agro seguem em alta

Avicultores focam em biosseguridade para expandir alcance   

Patrocinado
Patrocinado