in

Preços de insumos causam impacto na avicultura paulista

Segundo Cepea, a relação de troca atual é a mais desfavorável ao produtor de aves desde de junho

avicultura
Reprodução

Ao longo de meses de estabilidade, o valor do milho – que seguia em uma constante – apresentou queda em dezembro. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o decaimento é devido às baixas cotações do frango vivo, impactando diretamente no poder de compra do avicultor aos principais insumos consumidos na atividade: milho e farelo de soja. 

Os levantamentos apresentados pelo Centro de Estudos, também apontam declínio no mercado de frango, após um período entre os meses de agosto a novembro. Segundo o Cepea, em razão de vendas de carne na ponta final, tanto no mercado interno quanto para o externo, afetando e travando as negociações envolvendo o vivo, o valor do animal está em desvalorização.

Para a Equipe Grãos/Cepea, o levantamento sobre o milho chama a atenção de vendedores voltados ao clima seco em parte das regiões produtoras e baixa liquidez no mercado spot, que tem mantido o cereal em apreciação. Já para o farelo de soja, os preços seguem estáveis.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada

DINHEIRO

Adisseo reajustará preços de portfólio de especialidades

graos de soja

Agronegócio brasileiro bate novo recorde com exportações