Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Parceria entre Nokia e Solis amplia conectividade rural

Acordo visa expansão de redes sem fio para apoiar agronegócios e comunidades rurais no Brasil
feedfood

Em 27 de junho de 2024, a Nokia anunciou uma parceria com a Solis Tower Telecom do Brasil para fornecer soluções digitais ao setor agrícola, trazendo conectividade para áreas rurais do País. O acordo prevê a implementação de redes privadas sem fio que melhorarão a produtividade, eficiência e sustentabilidade dos agronegócios, contribuindo para um aumento na produção de alimentos.

A nova parceria visa também promover a inclusão digital em comunidades agrícolas que ainda não têm acesso à internet móvel. Atualmente, apenas 19% da terra disponível para uso agrícola no Brasil possui cobertura 4G ou 5G. A nova rede permitirá que trabalhadores realizem tarefas cotidianas, como acessar aplicativos bancários ou se conectar com suas famílias, além de melhorar a comunicação entre trabalhadores e gestores, aumentando a produtividade.

A Nokia está fornecendo uma série de soluções do seu portfólio líder de mercado, incluindo Nokia AirScale, small cells, soluções de rádio base e estações Nokia Flexi Zone. Estas soluções, quando integradas com tecnologias de Internet das Coisas (IoT) como NB-IoT e LTE-M, permitirão uma comunicação eficiente entre máquinas, pessoas e sensores, fornecendo informações em tempo real que apoiam os agronegócios.

A Solis, uma provedora de NB-IoT e operadora MVNO focada nos agronegócios brasileiros, está preparada para construir a infraestrutura necessária para atender a um país de dimensões continentais como o Brasil, oferecendo a qualidade e confiabilidade que as operações agrícolas modernas exigem.

Nova rede permitirá que trabalhadores realizem tarefas cotidianas além de melhorar a comunicação entre trabalhadores e gestores, aumentando a produtividade (Foto: reprodução)

Um exemplo dos benefícios dessa parceria é a fazenda Vera Cruz do Xingu, no estado de Mato Grosso. Henrique Carneiro Gonçalves, diretor da fazenda, destacou: “A introdução de uma rede LTE privada transformou nossas operações. Agora, podemos nos comunicar facilmente com todos na fazenda, resolvendo problemas e promovendo maiores sinergias e produtividade. Monitores IoT nos dão acesso instantâneo a informações sobre umidade, colheita e consumo de combustível, ajudando-nos a ser mais eficientes e obter melhores resultados.”

Felippe Antonelle, sócio-fundador da Solis, afirmou: “Este projeto terá um impacto transformador nas comunidades agrícolas em todo o Brasil, proporcionando acesso à internet e comunicações críticas, impulsionando a eficiência e a produtividade. Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Nokia e ansiosos para ver os desenvolvimentos futuros.”

Renato Bueno, diretor de vendas para Enterprise, Mobile Networks América Latina, ressaltou: “Trazer conectividade e digitalização para essas comunidades rurais é essencial. Isso facilitará a colaboração, comunicação e inovação, tornando-as mais produtivas e eficientes. Com nossa tecnologia, podemos reduzir a lacuna digital e conectar os desconectados.”

Fonte: Nokia, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Megatendências na aquicultura mundial

Integração da responsabilidade social nas estratégias de neutralidade de carbono

Personalidades do agronegócio fortalecem a sustentabilidade no 9º CNMA

Patrocinado
Patrocinado