in

Nortène apresenta solução durante a Fenacam

Aquamax HD foi desenvolvida especialmente para o cultivo de camarão

Aquamax HD foi desenvolvida especialmente para o cultivo de camarão

Doenças contagiosas e de rápida transmissão têm sido um dos principais problemas dos produtores de camarão no Brasil. Entre elas, destaca-se a mancha branca, transmitida pelo vírus WSSV. Para se ter ideia, há poucos anos, a mancha branca foi a grande inimiga de viveiros de vários Estados do Nordeste, como Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Estima-se que, em apenas seis meses, 30 mil toneladas de camarão foram afetadas no Ceará e não puderam ser comercializadas.

Por conta deste cenário, o mercado teve retração nos últimos anos e, agora, devido à maior utilização de soluções e tecnologias nos viveiros, a produção de camarão tende a ter forte aceleração.

De acordo com Silvano Tasca, coordenador comercial de clientes estratégicos da Nortène, empresa referência no mercado de geomembrana, nos últimos quatro anos, cresceu o interesse dos produtores pela aquisição de produtos para proteção de viveiros. “Com a utilização de tanques com a geomembrana, em cultivo protegido, garante-se uma maior eficiência no controle da qualidade da água e também um maior controle sanitário, minimizando-se os riscos de contaminação”.

O coordenador comercial acrescenta que outro produto que tem tido forte demanda é o filme agrícola, destinado para a parte superior dos tanques. “Com esta cobertura, aumenta-se a produtividade e a qualidade do camarão, auxiliando, por exemplo, no controle da temperatura da água e na proteção contra agentes externos, além de evitar a contaminação da temida mancha branca, provocada pelos pássaros, em especial as garças. Estamos caminhando para um cultivo de precisão”.

Além do revestimento por geomembrana e cobertura com filme agrícola, a Nortène comercializa telas para cercamento dos tanques, que evitam, por exemplo, o canibalismo e auxiliam na separação  das fases de crescimento do camarão, o que torna a empresa a única fabricante nacional a ter solução completa (revestimento, cobertura e cercamento) para a produção de camarão.

Participação na Fenacam. Durante os dias12 a 15 de novembro, a Nortène participará da Fenacam, no stand 170, principal evento do setor de carcinicultura, que ocorrerá em Natal, no Rio Grande do Norte.

No evento, considerado o mais importante deste mercado na América Latina, a empresa lançará uma geomembrana para alta performance, a Aquamax HD, desenvolvida especialmente para o cultivo de camarão, algo inédito no mercado.

De acordo com Samantha Soares, coordenadora comercial de geomembrana da Nortène no Nordeste, este produto atende requisitos técnicos internacionais e é um grande aliado do produtor ao apresentar superior retenção de antioxidantes, minimizando a degradação da geomembrana por oxidação e ampliando a durabilidade do produto. “A Aquamax HD é a única geomembrana do mercado para a carcinicultura, com 10 anos de garantia, devido sua formulação e ampla proteção contra condições agressivas de temperatura, produtos químicos ou radiação UV”, enfatiza.

Quem visitar o estande da Nortène durante a Fenacam poderá conversar com uma equipe qualificada e receber importantes orientações sobre o mercado de carcinicultura. A empresa também fará uma campanha promocional, com condições especiais de compra.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.

Tereza Cristina se encontra com líderes europeus

Yes destaca prebióticos durante Sindiavipar