in

MAPA visa estreitar negócios com países asiáticos

China, Japão, Vietnã e Indonésia estão entre os próximos destinos da ministra

China, Japão, Vietnã e Indonésia estão entre os próximos destinos da ministra

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, fará uma viagem no próximo dia 06 de maio para a China. O objetivo é tratar da ampliação do comércio dos produtos brasileiros.

Após a viagem para a China, o próximo destino da ministra será o Japão. No país a gestora da Pasta irá tratar da possível liberação de novos estabelecimentos para exportação de carne e de relatório pedido por autoridades sanitárias do país com essa finalidade.

“Eles (chineses) vieram aqui no ano passado e fizeram vistorias em dez plantas. A ideia era que abririam até 60 plantas, isso não aconteceu. Aprovaram nove. Mas nos pediram que levássemos os relatórios das demais plantas. Acredita-se que, em um novo momento, será marcada nova visita para fazer vistorias em outras plantas, em função do momento favorável à exportação de proteína animal para lá”, declara a ministra.

tereza-cristina

“O Brasil exportou para a China no ano passado 88% do total das vendas externas de soja. Precisamos dizer que continuamos e queremos continuar sendo parceiros. É fundamental ir lá e afirmar isso”, argumenta a ministra (Foto: reprodução)

Já em Pequim, haverá reunião de governo e, em Xangai, participará da feira Sial, o maior evento do setor de alimentos do país. No Japão, reunião de ministros da Agricultura antecede a reunião do G-20, prevista para junho. “Um dos assuntos é a preparação da visita dos presidentes. Na reunião serão discutidos temas dos diversos países, inclusive terá um novo subgrupo de cinco países (EUA, Chile, Brasil, Argentina e Paraguai) que irá discutir assuntos do interesse desses países com a Ásia”, adianta a ministra.

Entre os países a serem visitados pela ministra também está o Vietnã, em que ela tratará sobre o mercado de carne, e a Indonésia, também para falar da abertura de novos mercados.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.

Embrapa obteve lucro social de R$ 43,52 bi em 2018

Ministra debate junto com entidades pautas do agro