in

MAPA rebate Fake News sobre Leite UHT

Conteúdo que circula as redes faz menção sobre reprocessamento térmico

vacas
A Holstein dairy cow on a dairy farm in Northern Ireland. This farm produces quality milk for consumers in the United Kingdom and further afield.
Conteúdo que circula as redes faz menção sobre reprocessamento térmico

Considerado ilegal, o reprocessamento térmico do leite para consumo humano não faz parte dos procedimentos para a obtenção do UHT (Ultra Alta Temperatura). O Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA) rebateu na última semana as informações que circulam pela internet fazendo menção a tal procedimento.

De acordo com a nota emitida pelo Ministério, as informações são falsas. “O reprocessamento térmico do leite para consumo humano direto é proibido pelo Parágrafo 8º, do Artigo 255 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem – RIISPOA, aprovado pelo Decreto no 9.013 de 29 de março de 2017, não podendo ser, de forma alguma, praticado pelos laticínios”, explica a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ana Lucia Viana.

A Pasta também ressaltou, em nota, que o Dipoa, juntamente com as unidades do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), mantém seu trabalho de acompanhamento, fiscalização, inspeção e auditorias da produção dos alimentos de origem animal a fim de garantir que qualquer irregularidade seja evitada.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

Como produzir mais leite nos meses quentes?

IOB realiza workshop sobre produção de ovos