in

MAPA projeta atender demanda europeia por pescados

Workshop Internacional acontece até a próxima sexta-feira (19)

Workshop Internacional acontece até a próxima sexta-feira (19)

Com início nesta segunda-feira (15), O Workshop Internacional de Capacitação das Indústrias de Aquicultura e Pesca para o Mercado Europeu, promovido pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visa atualizar conhecimentos e práticas do parque industrial brasileiro. O evento segue até a próxima sexta-feira (19), na sede do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sinpi), em Itajaí (SC).

O evento é uma ação conjunta entre o ministério, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Sinpi. Os temas serão ministradas por especialistas internacionais da FAO que abordarão aspectossobre sanidade e inocuidade dos produtos pesqueiros destinados ao mercado europeu.

Entre os assuntos que serão abordados estão a implementação de programas de pré-requisitos (PRPs), incluindo rastreabilidade do sistema de análise de perigo e pontos críticos de controle (HACCP) e de projetos adequados das áreas de produção, de infraestrutura de estabelecimento de processamento e de barcos congeladores.

A ação tem como objetivo levar conhecimento aos produtores para que atendam a critérios e normas dos importadores europeus. A necessidade de realizar o Workshop partiu do impedimento europeu de importação do pescado brasileiro. Medida, vigente desde janeiro, foi tomada em função de requisitos de ordem sanitária exigidos dos estabelecimentos industriais na produção e industrialização.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

Controle de salmonella será debatido no Siavs

Cargill entra em ranking de empresas inovadoras