in

MAPA abre consulta pública do Plano ABC+

Interessados podem contribuir enviando suas sugestões até o dia 30 de setembro

Usada em 28-05-19 Usada em 16-07-19 Usada em 18-10-19

Com o objetivo de receber contribuições para a atualização do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abriu consulta pública para o projeto. As sugestões podem ser enviadas pelos interessados até 30 de setembro, conforme as orientações publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e devem ser feitas pelo site oficial.

O Plano tem como foco promover a adaptação da agropecuária brasileira à mudança do clima e o controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE), com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, considerando uma gestão integrada da paisagem. O ABC+ é a atualização do Plano ABC, executado de 2010 a 2020, que se tornou referência mundial de política pública na promoção de tecnologias e práticas sustentáveis no setor agropecuário.

Metas do Plano ABC+

Na próxima década, iniciada em 2020, o ABC + deve promover a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis, chamadas, nesta nova etapa, de Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de produção Sustentáveis (SPSABC). Dentre eles estão: fixação biológica do nitrogênio; florestas plantadas; recuperação de pastagens degradadas; tratamento de dejetos animais; sistemas em integração nas modalidades integração lavoura, pecuária, floresta, sistemas agroflorestais e sistema plantio direto.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

ACCS tem sua primeira mulher presidente

Embrapa lança plataforma on-line com foco na aquicultura

tharley ceva

Ceva renova certificação Bureau Veritas

Vetanco Brasil completa 20 anos de trajetória