in

Laboratório atesta qualidade de produtos no EPCBO

Iniciativa é uma recente conquista da Agrodanieli

laboratório

Estar atento às normas de qualidade é essencial para se manter no mercado agropecuário, principalmente quando falamos da certificação no Ensaio de Proficiência CBO (EPCBO). A ação, referência na avaliação da qualidade dos serviços prestados, foi recentemente conquistada pelo laboratório da Agrodanieli nos segmentos de Farelo de Soja; Milho; Farinha de Carne e Ração Extrusada.

Segundo a Agroindústria, “a participação é um dos requisitos da norma ISO/IEC 17025 (2017) para acreditação ou habilitação de um determinado ensaio junto aos órgãos reguladores nacionais e internacionais na área de metrologia, comparando o desempenho de diferentes métodos analíticos utilizados pelos laboratórios com enfoque na exatidão e dispersão dos resultados previstos”. Sendo assim, o laboratório está em fase de ajustes e melhorias para preencher outros requisitos e assim conseguir a acreditação na ISO 17025.

Para a supervisora do laboratório, Ana Clara Klug Tavares Zanatta, a participação nos Ensaios de Proficiência é importante para a comprovação dos resultados e para identificar possíveis falhas nas metodologias e no desempenho da equipe, promovendo uma constante evolução nas atividades, além de um maior controle e avaliação da eficácia das ações corretivas tomadas após ensaios anteriores. “O maior impacto da certificação é na confiança, credibilidade e satisfação da direção e de nossos clientes, já que através do Ensaio de Proficiência demonstramos e confirmamos nossa competência para executar os ensaios”, desataca a profissional.

Referente ao laboratório da Agrodanieli, é explicado que, por lá, trabalha-se com o ideal de Melhoria Contínua. “Esse mindset tem pilares como a qualidade e eficiência; padronização e disciplina; melhorando a visão do processo e modificando a rotina e o desenvolvimento da equipe. Esses avanços são obtidos através de treinamentos e qualificação; aplicação de metodologias oficiais; como também tendo soluções eficazes para atingir as metas, diminuindo assim erros”, explica a agroindústria.

O laboratório atua em toda a sua cadeia, tendo como foco as fábricas de extração de óleo e farelo, de ração e de farinhas e gorduras; setor do meio ambiente; os frigoríficos de aves e suínos, embutidos e defumados; e a composteira e as análises envolvem desde a matéria-prima, águas, efluentes, até o produto final pronto para venda e consumo.

carne suína

Cresce exportação brasileira de carne suína

dinheiro

Seguro rural de 2020 apresenta crescimento de 108%