in

Jordânia demonstra interesse por peixes brasileiros

Comitiva do MAPA visualizou grande potencial para exportação de todas as espécies de pescados

comitiva mapa jordania

Comitiva do MAPA, liderada pelo ministro Marcos Pontes, empresários brasileiros e Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), estão em visita aos países árabes. O primeiro a ser visitado foi a Jordânia e durante a visita, entre os diversos assuntos discutidos, empresários brasileiros visualizaram grandes oportunidades de exportarem peixes de todas as espécies para este país. Segundo fontes da reunião, Jordânia pode se transformar em um grande hub de exportação de peixes para o mundo árabe. Indicativos ainda demonstram que há vários importadores interessados e alguns deles devem participar de um grande evento destinado ao atacado e varejo, em São Paulo, em busca de produtores para fechar negócios lucrativos.

O Brasil tem se tornado um grande produtor de peixes. Só de tilápias, o país produziu cerca de 841 toneladas em 2021. Informações de mercado mostram que ano a ano a atividade supera as dificuldades do cenário econômico e mantém a média de crescimento de 5,6% desde 2014 em toda a cadeia produtiva.

E as exportações continuam crescendo fortemente. De janeiro a março deste ano, as exportações somaram 2,5 mil toneladas e US$ 7 milhões em faturamento. “Hoje, o maior importador de peixes brasileiros são os Estados Unidos. Mas nada impede que nossos peixes ocupem cada vez mais as mesas dos árabes, principalmente, dos árabes muçulmanos. As espécies mais comentadas durante nossa visita foram Tambaqui e Pacus. Agora é aproveitar a oportunidade e focar nossos olhares para abastecer este mercado ávido por nossos peixes. São mais de 200 milhões de pessoas que residem nos 22 países que compõem a Liga Árabe”, conta o diretor de Operações da CDIAL Halal, Ahmad Saifi.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

BRUNA

Phibro anuncia nova Gerente de Produtos e Serviços Técnicos

IZ atua no desenvolvimento de pesquisas de produção avícola