in

Fórum da Pecuária Lucrativa: missão cumprida

Organização em sintonia resulta em mais um grande evento do setor

Natália Ponse, de Ribeirão Preto (SP)
[email protected]

No auditório do Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP), eram quase perceptíveis os pensamentos aflorados dentro da cabeça dos empresários do campo. A chuva de conteúdo nos três dias de Fórum da Pecuária Lucrativa não mereciam menos. Foram quatro painéis, divididos entre Gestão, Cria, Recria e Engorda, com palestras e debates que não só apresentaram novidades e soluções, mas como fomentaram a vontade do pecuarista de enfrentar o atual cenário desafiador do setor.

Completando três anos de realização, o Fórum contou neste ano com um parceiro de peso: unindo-se à Coan Consultoria e ao Rehagro, a Fazen somou forças para a realização desse encontro que é referênia da atividade no Brasil. A ideia, de acordo com o presidente da nova parceira, Vasco Oliveira, é somar forças para contribuir com a pecuária nacional.

Ele salienta que a visão dos três componentes da organização é a mesma: quando se fala de cria, recria, engorda e tecnologias, tudo é “amarrado” pela gestão. “Nós da Fazen pregamos muito a importância de uma boa gestão, logo, acreditamos que o próximo salto de produtividade da pecuária será por meio disso. Muito do que nos trouxe até o momento atual foi a parte técnica, agora, é preciso avançar e fazer com que essa medida chegue até os pecuaristas que estão ‘no meio da pirâmide’ da atividade no Brasil, responsáveis pelo grosso da nossa produção. Um bom meio de ter acesso é por meio deste evento”, reforça Vasco Oliveira.

O gerente de Gado de Corte do Rehagro, Diego Palucci Pantoni, reforça a importância da parceria com a Fazen e explica como funciona o gerenciamento de temas do evento: “Mesmo separados em quatro blocos, os temas sempre acabam se voltando para a gestão. Falamos de mercado, já que o pecuarista que saber o que acontece com o milho e o boi, qual o raciocínio para negociar no mercado com os entraves que ele apresenta; e também abordamos sobre o que faz a diferença na atividade, trazendo profissionais que não só estudem medidas diferenciadas, mas que também as apliquem na prática”, conta Pantoni.

“A Fazen é uma empresa de grande relevância pela distribuição de medicamentos-veterinários, consolkidada com um modelo de negócios muito diferente do que vemos por aí. Então ela chegou para somar forças e sua presença foi muito relevante, estamos gratificados com essa nova parceria”, comenta Rogério Coan, diretor da Coan Consultoria.ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

O consultor também comemora o recorde de público: foram 568 pessoas participando do fórum, somando 700 ao todo que passaram pela feira durante os três dias. Número oportuno frente ao momento crítico do setor, pela oferta muito precificada de grãos, remuneração abaixo do esperado para a arroba, levando a uma certa tribulação para o mercado pela necessidade de viabilizar a terminação a pasto e no confinamento.

“Trazemos sempre o tema gestão para o debate porque ele é um divisor de águas. Vemos pecuarista com grandes empreendimentos pecuários que na maioria das vezes não faz a adminsitração do negócio nos moldes empresariais. Então observamos que ele produz, tem expertise para isso, mas não sabe a que custo, não desenvolve uma plataforma de orçamento e controle de custos. Ou seja: ele acaba conduzindo o negócio, mas nãõ sabe para onde”, analisa Rogério Coan.

Para ele, o foco do evento em pastagens se dá em razão de grande parte do Brasil tê-las em fase inicial mediana ou avançada de degradação. “Ter ferramentas e metodologias de recuperação ou reforma das áreas degradadas é um dos pilares que temos que focar na produção a pasto, que gera mais competitividade no que se refere ao custo de produção de arrobas”, finaliza Rogério Coan.

A riqueza de conteúdos proferidos durante o evento não caberiam em uma única reportagem. Por isso, o portal feed&food está preparando um especial sobre os principais conteúdos apresentados no Fórum da Pecuária Lucrativa. O objetivo é pulverizar as relevantes informações retratadas nas reportagens especiais Da Semana. Enquanto isso, leia as notícias publicadas durante o encontro: Milho e soja: como fica o mercado em 2018/19 e Quatro dicas para o pecuarista em 2018.

A seguir confira o vídeo que a organização do encontro produziu e, logo abaixo, uma galeria com imagens do Fórum.

5 benefícios do agro para a sua saúde

Futuro do agro é pelo caminho sustentável