A combinação entre a queda nos preços dos ovos e a valorização dos principais insumos da atividade reduziu o poder de compra do avicultor de postura paulista em julho de 2026. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a relação de troca atingiu o menor patamar registrado desde janeiro.
No período, os valores dos ovos brancos e vermelhos recuaram na comparação com junho, enquanto os preços do milho e do farelo de soja avançaram. O movimento aumentou a quantidade de ovos necessária para a aquisição dos insumos utilizados na alimentação das aves.
Milho avança durante colheita da segunda safra
No mercado de milho, a equipe de Grãos do Cepea identificou valorização das cotações ao longo de julho. Mesmo com o avanço da colheita da segunda safra, compradores permaneceram retraídos, enquanto vendedores concentraram esforços nos trabalhos de campo.

Esse cenário contribuiu para sustentar os preços do cereal, considerado um dos principais componentes dos custos de alimentação na avicultura de postura.
Demanda sustenta valorização do farelo
O farelo de soja também apresentou alta no período. Conforme o Cepea, a demanda firme nos mercados interno e externo elevou os prêmios de exportação no Brasil e deu suporte às cotações domésticas durante o mês.
Com ovos em queda e insumos valorizados, as relações de troca envolvendo milho e farelo de soja diminuíram tanto na comparação mensal quanto na anual, reduzindo a capacidade de aquisição desses produtos pelos avicultores paulistas.



Nenhuma discussão ainda. Seja o primeiro a comentar.