in

Forbes Brasil lista mulheres de referência no agro

Iniciativa é relacionada ao Dia Internacional da Mulher Rural

Agro
Reprodução

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Rural, a Forbes Brasil publicou sua primeira lista das 100 mulheres poderosas do agro. Sete delas são pesquisadoras da Embrapa.

Como aponta o material, são elas: Elizabeth Fernandes (Embrapa Gado de Leite), Fabiana Villa Alves (Embrapa Gado de Corte), Henriette Azeredo e Morsyleide Rosa (ambas da Embrapa Agroindústria Tropical), Lourdes Brefin (Embrapa Solos), Maria Fatima Grossi de Sá (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) e Mariângela Hungria (Embrapa Soja).

Para a iniciativa, foram selecionadas mulheres que se destacaram na produção de alimentos de origem vegetal e animal, na academia, pesquisas, empresas, foodtechs, instituições financeiras, consultorias, políticas, entidades, grupos de classes e redes sociais.

A diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Martin, considera a presença das sete cientistas na lista um reconhecimento a todas. “Parabenizo nossas pesquisadoras pelo merecido destaque dado ao trabalho que realizam. A escolha de sete profissionais da Embrapa é um reconhecimento a todas as pesquisadoras e demais empregadas da Empresa. Elas servem de exemplo e evidenciam o protagonismo que as mulheres estão ganhando na sociedade”, declara.

A relação foi elaborada por meio de pesquisas de campo, entrevistas com lideranças e participações dessas personalidades em reportagens especiais.

Conheça algumas delas:

Em 2020 as pesquisadoras Mariângela Hungria e Morsyleide também se destacaram. Entraram para a lista de 100 mil cientistas mais influentes do mundo de acordo com o estudo da Universidade de Stanford (EUA).

Mariângela Hungria é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias de inoculação e coinoculação da soja.

“Estou muito honrada por estar com essas 99 mulheres maravilhosas e poderosas: trabalhando para uma agricultura melhor e mais sustentável. Esse é o olhar da mulher na agricultura, que é muito além de só produzir”, ressalta a pesquisadora.

Para Morsyleide, o destaque é resultado do esforço de PD&I da Embrapa na geração de soluções para o aumento da competitividade do agro brasileiro e que, tal alcance, reflete a relevância da Embrapa na promoção da inovação para o setor produtivo.

Saiba mais sobre a lista no site oficial da Embrapa.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada

Alta qualidade é desafio a ser enfrentado ao produzir leite

Cobb pauta importância de vedação e isolamento de granjas