A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou a tecnologia de edição genética desenvolvida pela PIC (Pig Improvement Company) para a produção de suínos geneticamente resistentes à Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS). A decisão estabelece que a tecnologia é segura e eficaz, posicionando a empresa entre as primeiras a obter autorização oficial para o uso de edição genética em animais de produção no país.
Segundo a PIC, a aprovação é resultado de anos de pesquisa, validação e diálogo com o órgão regulador. A tecnologia será aplicada na reprodução de animais com resistência ao vírus da PRRS, doença que impacta significativamente a suinocultura global ao provocar perdas produtivas, aumento no uso de antibióticos e elevação do impacto ambiental.
De acordo com Banks Baker, Diretor Global de Sustentabilidade de Produtos da PIC, estudos apontam que a PRRS pode elevar o uso de antibióticos em mais de 200% em granjas infectadas. Avaliação de ciclo de vida conduzida com base em normas ISO indica que a eliminação da doença poderia reduzir em até 5% as emissões de gases de efeito estufa da suinocultura nos Estados Unidos.
A empresa destaca que a carne dos suínos resistentes à PRRS não apresenta diferenças em relação à carne de animais convencionais. A equivalência foi confirmada por um estudo que avaliou 97 parâmetros de qualidade e composição.

Além da aprovação norte-americana, Colômbia e Brasil já emitiram pareceres positivos sobre a tecnologia, considerando os suínos geneticamente resistentes à PRRS equivalentes aos convencionais para fins regulatórios.
A comercialização dos animais geneticamente editados ainda não está autorizada nos Estados Unidos. A PIC informou que está em processo de obtenção de aprovações regulatórias adicionais em outros países e que seguirá um plano de introdução gradual e controlada da tecnologia no mercado global.
Outras informações estão disponíveis em: PRRSResistantPig.com
Fonte: PIC, adaptado pela equipe FeedFood
LEIA TAMBÉM:
Evento técnico da Topigs Norsvin debate práticas e avanços genéticos na suinocultura
Ácidos Orgânicos na nutrição de suínos
Controle da pneumonia micoplasmática exige ação integrada para preservar sanidade e produtividade




