in

Evento online abordará riscos climáticos

Será o primeiro webinar do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Reprodução

A fim de debater riscos climáticos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), promoverá no dia 24 de novembro às 14:30, o primeiro webinar do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O evento acontecerá online através do canal do youtube da ENAGRO

A reunião tem o objetivo de disseminar as informações sobre o Zarc, apresentando a forma como o estudo é realizado, desde a coleta de dados climatológicos, metodologia/modelagem agrícola, validação externa dos resultados. Também será apresentado os meios de divulgação dos dados: aplicativo Zarc Plantio Certo e o painel de indicação de riscos, além dos normativos relacionados ao Zarc e aplicação nos programas e políticas públicas. 

O evento contará com a participação de especialistas do Mapa e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Será aberto a todos os interessados, tendo como público alvo: profissionais do agronegócio, produtores, agrônomos, corretores de seguros, funcionários de bancos e cooperativas de crédito, técnicos, estudantes e interessados nessa ferramenta científica.  

Zarc 

O Zarc foi criado para minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, permitindo que cada município identifique a melhor época de semeadura das culturas nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. 

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Os estudos de Zarc estão disponíveis para todas Unidades da Federação e já contemplam mais de 40 culturas, divididas entre espécies de ciclo anual e permanente. Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

Aplicativo Plantio Certo

O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos: iOs e Android. Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar através de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. 

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”

Webinar Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Para participar do evento, basta acessar no dia e horário agendados no canal do youtube da Enagro – https://www.youtube.com/watch?v=JYrusoC3PFo

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada

MAPA alerta sobre uso de Antimicrobianos

Suiaves marca presença na Feira Nacional do Camarão