in

Equipes diversas auxiliam no planejamento estratégico de companhias

Doutora em Nutrição e Especialista em Inovação e Desenvolvimento de mercado fala sobre a pluralidade das equipes no setor

equipes

Gabriela Salazar, de casa

[email protected]

Plural: assim deve ser a formação de uma equipe. Mais do que nunca esse pensamento vem se concretizando na realidade de companhias que se mostram abertas ao novo. A pluralidade abrange as mais distintas categorias e traz ao time um grupo seleto de pessoas. Pessoas com características únicas, repletas de conhecimentos e visões diferentes; requisito essencial para se ter um planejamento estratégico de qualidade em um mundo tão globalizado.

Para a especialista em Inovação e Desenvolvimento de Mercado – Segmento de Nutrição Animal, Sabrina Marcantonio Coneglian, essa já é uma realidade. A profissional atua na Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados. O reconhecimento da companhia vai além do campo comercial e abrange a área de recursos humanos.

“A Mosaic Fertilizantes busca promover a conscientização de todos os funcionários sobre a diversidade e inclusão por meio de ferramentas de comunicação e treinamento”, explica Sabrina, que pontua tal postura como fundamental para a propagação de ambientes mais igualitários: “Acredito que se outras companhias atuantes no agro agirem da mesma forma, as mulheres terão cada vez mais espaço para desempenhar suas funções”.

 Zootecnista e Doutora em Nutrição e Produção Animal, Sabrina relata que o mercado nem sempre se mostrou tão aberto, principalmente no início de sua jornada no agronegócio. “Quando eu entrei no curso de Zootecnia, as mulheres eram minoria. Tínhamos por volta de 15% de mulheres nos cursos relacionados ao Agro. Hoje a realidade é diferente, não só nas Universidades, mas nas empresas de todos os portes, as mulheres estão presentes em maior proporção, conquistando seu espaço, trazendo inovação, atuando intensamente para o desenvolvimento e crescimento do setor”.

Apesar das mudanças, a profissional pondera que ainda há muito o que evoluir em relação à temática, mas salienta a importância das mulheres prosseguirem em busca de seus sonhos. “A capacitação constante de habilidades técnicas e comportamentais são essenciais para minimizar essa questão e consolidar a atuação das mulheres em todos os setores do mercado de trabalho. O conhecimento abre portas, gera oportunidades e quebra preconceitos”.

Nós vamos construindo nossos valores e referências desde pequenas, dentro de casa, com nossas avós e mães. Durante toda minha formação e jornada profissional me inspirei em diversas mulheres do setor agro e de outros setores. Essa representação feminina é fundamental para fortalecer a presença feminina em cargos de liderança, minimizar o preconceito e quebrar paradigmas.” enfatiza a especialista em Inovação e Desenvolvimento de Mercado – Segmento de Nutrição Animal, Sabrina Marcantonio Coneglian (Foto)

Atualmente, Sabrina é responsável por toda parte técnica e de desenvolvimento de mercado dos produtos do Segmento de Nutrição Animal, onde atua apoiando a empresa quanto ao posicionamento dos produtos do portfólio de Nutrição animal, fomentando a inovação dentro da companhia e capacitando os clientes e colaboradores com informações sobre a importância e responsabilidade da correta prática da nutrição animal.

Vestindo a camisa da empresa – e do time. Sobre o posicionamento da mulher frente aos cargos de liderança, a especialista pontua a necessidade do profissional adotar uma postura de líder independente do cargo (ou gênero). “Embora essa característica pareça ser relacionada apenas a um cargo específico, em muitas atuações no dia a dia, quando precisamos tomar decisões ou resolver determinadas situações, nós atuamos como líderes”.

“Claro, que mulheres são mais empáticas e sensíveis do que os homens, que atuam de maneira mais pragmática, mas a meu ver essas questões não influenciam tanto quanto a autoconfiança e forma de trabalhar de cada um”, complementa.

Nestes 12 anos no mercado, Sabrina ressalta alguns pontos importantes para construção de uma boa liderança. “No meu ponto de vista, além da capacitação constante que já citei aqui, a autoconfiança é fundamental para a ascensão na carreira. A partir do momento que vamos alcançando patamares maiores na nossa trajetória profissional, mais precisamos confiar no nosso poder de decisão para alcançar resultados importantes e estratégicos. Nossa intuição e competência são essenciais”.

Além disso, a profissional salienta a importância do líder contar com uma equipe diversa: “Hoje, mais do que nunca, o respeito à diversidade é crucial para o sucesso de uma liderança. Cada vez mais as equipes têm formações diferentes, experiências e opiniões distintas. Isso é muito bacana, pois aumenta as chances de resolver problemas complexos com ideias inovadoras e cabe a liderança estimular o time a ter discussões saudáveis e participar na geração de ideias. Também é importante incentivar a sororidade. Na Mosaic Fertilizantes temos bastante espaço para discutir o melhor caminho com nossos superiores, temos oportunidades iguais e desenvolvimento para todos os funcionários”.

Tecnologia Shaker é o mais recente lançamento da Cargill Nutrição Animal

Valores internos da soja seguem em oscilação