in

CRMV-SP destaca importância do trabalho dos affas

Em 30 de junho é celebrado o Dia do Auditor Fiscal Federal Agropecuário

Em franco crescimento, o agronegócio brasileiro mostra em números seus resultados: Em 2020, o setor cresceu 24,3% e estima-se recorde histórico para 2021. Mas, para além das métricas, está o trabalho de uma grande equipe para que a produção siga com qualidade e rentabilidade. Além do trabalho realizado pelos produtores de cada insumo para comercialização, seja carne, leite ou derivados, entre muitos outros produtos há uma gama de profissionais de diferentes áreas que merecem fazer parte desse reconhecimento, dentre eles: o Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA).

Neste 30 de junho, data em que se celebra o Dia do Profissional AFFA, o CRMV-SP presta homenagem a todos os médicos-veterinários e zootecnistas que atuam nesta atividade. “Como parte da evolução da Medicina Veterinária e da Zootecnia no País, o crescimento da exportação de produtos do agronegócio nos últimos anos é considerado uma grande conquista, no que se refere ao controle de doenças transmitidas por alimentos, assim como na qualidade do que é produzido”, aponta o presidente da Comissão Técnica de Alimentos (CTA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Ricardo Calil.

Construção da qualidade

O profissional, que também já atuou como auditor fiscal federal agropecuário pontua que o avanço é o resultado de uma construção durante muitos anos, por meio do serviço de inspeção federal. “Evidentemente, os produtores cumpriram sua parte, mas o serviço de inspeção contribuiu muito para a credibilidade dos nossos produtos no mundo todo. Hoje, o Brasil é o maior exportador de carne bovina, de carne de ave, e é o quarto exportador de carne suína, muito em função do trabalho dos auditores fiscais federais”, diz.   

Calil destaca que, desde o início da existência da profissão no Brasil, com a primeira faculdade de Medicina Veterinária, a sociedade percebeu como era fundamental a presença do médico-veterinário para a realização de uma série de atividades. A Zootecnia também ganhou espaço, em especial no manejo, genética e bem-estar animal. 

Importância da Saúde Única

O presidente da CTA/CRMV-SP cita o conceito de Saúde Única – saúde humana, saúde animal e do meio ambiente – que ficou bastante claro por organismos internacionais. “Essa união é o que resulta na melhoria das condições para a sociedade.” 

Atuação do Auditor Fiscal Federal Agropecuário

Atualmente, esses profissionais contam com um vasto campo de atuação no País, como no Serviço de Inspeção Federal, responsável por assegurar a segurança dos produtos de origem animal; nos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros); na Vigilância Agropecuária Internacional do Brasil (Vigiagro), executando, em portos e aeroportos do País, o controle de importação e exportação de produtos de origem animal e vegetal; assim como em escritórios e programas de prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Atuação do Auditor Fiscal na Pandemia

Durante a pandemia, a importância da atuação do auditor fiscal pôde ser bem observada, salienta Calil: “Os médicos-veterinários que trabalham no serviço de inspeção, que controlam a produção de alimentos de origem animal no País, tiveram que acompanhar as normas de segurança para os funcionários, procurando aplicar todos os protocolos de segurança”.

Garantia de abastecimento

O auditor fiscal federal agropecuário Maurício Góes Alves sabe bem disso. Ele é médico-veterinário, chefe da Divisão de Avaliação de Inovações Tecnológicas (DItec) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do MAPA. Segundo ele, as equipes têm exercido um papel incrível durante esta pandemia. “Destaco os colegas dos abatedouros frigoríficos, que atuam sob o regime de inspeção permanente, ou mesmo nos demais estabelecimentos sob inspeção periódica. Foram todos fundamentais para a garantia de que não teríamos desabastecimento de alimentos e também de que teríamos produtos seguros para a população.” 

Fomento para a profissão

Para Alves, manter a atualização em relação ao conhecimento técnico-científico relativo à área de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal é essencial. “Significa ter conhecimento da tecnologia utilizada pelas indústrias na elaboração de seus produtos, bem como compatibilizar o nosso arcabouço legal, de forma que permita o desenvolvimento, mas sempre com foco na proteção da saúde do consumidor e de seus interesses.” 

Na opinião do presidente da CTA/CRMV-SP, é preciso um grande esforço para fomentar a qualificação desses profissionais, em especial os de inspeção, para que possam ocupar essa função de grande relevância para a saúde. 

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe feed&food.

Homenagem da feed&food

Nós, da feed&food, também acompanhamos de perto as atividades exercidas por todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente para que o alimento chegue às mesas do mundo todo. O trabalho do Auditor Fiscal Federal Agropecuário garante que essa produção alcance cada vez mais pessoas, tudo pelo primor pela qualidade. Nossa gratidão a todos os profissionais!

CONFIRA:

México deve potencializar compra de carne de frango brasileira

Faesp aponta preocupação com juros do Plano Safra

Fique por dentro das principais atualizações do mercado de proteína animal, acompanhe também: www.revistafeedfood.com.br

agricultura irrigada

Além de potencializar cultivo brasileiro, agricultura irrigada auxilia meio ambiente

Elanco Foundation cria parceria com o Fundo JBS