in

Cresce habilitação de estabelecimentos para exportação

Segundo o MAPA, no primeiro trimestre do ano a Pasta habilitou 136 plantas de produtos de origem animal

Com a atenção voltada ao mercado externo, Brasil habilitou 136 estabelecimentos de produtos de origem animal para exportação no primeiro trimestre de 2021, como aponta o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ação foi realizada sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

De acordo com o Ministério, neste mesmo período, foram abertos seis novos mercados para exportação de produtos de origem animal e três para exportação de produtos para alimentação animal. “Um total de 20 certificados sanitários também foram acordados com os países para atualização de modelos vigentes e para abertura de mercados”.  

“Ainda sob estado de emergência em saúde pública, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, o MAPA vem mantendo suas atividades essenciais em funcionamento para assegurar a oferta de alimentos seguros para o Brasil e para o mundo”, explica o Ministério.

Registro de estabelecimentos

Em 2021 foram concedidos 27 registros de estabelecimentos de produtos de origem animal para atuarem sob fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O tempo médio de análise dos processos de registro de estabelecimentos foi de 11 dias.

“Na área de alimentação animal foram concedidos 619 registros de estabelecimentos, incluindo a migração de registro de estabelecimentos para o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro). O tempo médio para análise dos processos de registro desses estabelecimentos foi de 43 dias”, pontua o MAPA.

Vale ressaltar que, atualmente, estão registrados no SIF 3.320 estabelecimentos de produtos de origem animal nas áreas de carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e pescado e seus produtos derivados. Além de 2.415 estabelecimentos de produtos destinados à alimentação animal que já estão com registro no Sipeagro.

Para mais informações, acesse o site oficial do MAPA. Clique aqui.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.

CARNE DE FRANGO

Venda interna e exportação elevam cotações do frango

gestão

Great Place To Work certifica De Heus Brasil