Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Cooperativa solta 10 mil peixes nativos em rio de Carambeí

feedfood

Representantes da Frísia Cooperativa Agroindustrial fizeram a soltura de 10 mil alevinos no rio São João, em Carambeí (PR), na última sexta-feira (02). A ação foi realizada em referência ao Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro, e marca a continuidade do programa Fundo Azul, uma parceria da cooperativa com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).  

A soltura dos peixes ocorreu às 10 horas, na ponte baixa do rio São João, e contou com a participação de uma turma do ensino fundamental do município, além da Defesa Civil e da Sanepar. 

Segundo o especialista ambiental da Frísia, Jean Cesar Andrusko, as espécies de peixes soltas no rio foram traíra, cascudo e lambari. “Elas foram adquiridas de um viveiro pela Frísia e são endêmicas da região”, conta. 

Andrusko também complementa que a iniciativa faz parte de uma série de ações socioambientais que a cooperativa vem desenvolvendo ao longo do ano com o objetivo de apresentar à sociedade o trabalho e o comprometimento com o desenvolvimento sustentável.  O projeto de soltura conta, ainda, com o Conselho de Meio Ambiente de Carambeí e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. 

Fundo Azul 


O programa Fundo Azul foi desenvolvido pela cooperativa em parceria com a Sanepar e visa adequar o manejo dos dejetos gerados na atividade de bovinocultura de leite.   

Iniciadas em 2018, as ações foram focadas nos mananciais de abastecimento público da represa de Alagados e bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João e São Cristóvão. A iniciativa envolveu 15 propriedades rurais nos municípios de Carambeí, Castro e Piraí do Sul. 

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Feed&Food. 

LEIA TAMBÉM:

Indicador de Preços da Tilápia chega em nova região

Copa do mundo: 70% do frango consumido no Catar é brasileiro

Exportações brasileiras de milho seguem em ritmo intenso