As exportações do agronegócio paulista cresceram 26,1% nos primeiros quatro meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 7,30 bilhões, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Durante o período, houve também aumento de 5,2% nas importações do agro estadual, o que resultou em superávit de US$ 5,67 bilhões, 33,7% superior.
De acordo com dados do IEA, a participação das exportações do agronegócio paulista no total do estado é de 36,7%, enquanto a participação das importações setoriais é de 6,9%. As exportações setoriais paulistas no período representaram 15,0% em relação ao agronegócio brasileiro.
No primeiro quadrimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021, houve importantes variações nos valores exportados dos principais grupos de produtos da pauta paulista, com aumentos para os grupos de produtos florestais ( 66,4%), carnes ( 59,9%), café (53,4%), complexo soja ( 42,8%), sucos ( 1,3%) e complexo sucroalcooleiro (0,3%).
Segundo explicam os pesquisadores do IEA, Carlos Nabil Ghobril, José Alberto Angelo e Marli Dias Mascarenhas Oliveira, essas variações nas receitas do comércio exterior são derivadas da composição das oscilações tanto de preços como de volumes exportados.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
MAPA aponta dicas para compra de pescados