in

ABPA visa combater vendas falsas no mercado externo

Para isso, Associação lançou campanha internacional que contará com vídeos em inglês e mandarim

A fim de combater vendas falsas no mercado externo, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lança campanha internacional para alertar importadores e potenciais clientes contra casos de fraudes e vendas falsas, que impactam os embarques brasileiros de aves e suínos. Lançamento oficial ocorreu na segunda-feira (29).

De acordo com a ABPA, a ação contará com vídeos em português, inglês e mandarim que detalham cuidados na checagem do suposto vendedor antes da efetivação de pagamentos. “Entre as medidas, está a checagem dos dados junto à ABPA e aos postos diplomáticos no exterior. A campanha será impulsionada por meio das redes sociais, pelos canais diretos com stakeholders de mercados estratégicos para as exportações brasileiras e pelas Embaixadas do Brasil pelo mundo, com o apoio do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores”, explica a Associação.

Como também pontua a ABPA, as fraudes envolvem clonagem de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil, utilização de SIF’s falsos, clonagem de e-mails, criação de escritórios fantasmas totalmente estruturados (inclusive com contas bancárias), entre outros. “Para inibir as práticas criminosas, as agroindústrias exportadoras já estruturaram, inclusive, áreas internas de compliance exclusivas para tratar das fraudes”, comenta a instituição.

“A ABPA tem trabalhado junto a entes governamentais especializados para coibir cada dia mais estas fraudes, que estimamos já ter alcançado 1 mil casos nos últimos cinco anos.  Com esta campanha, queremos dar impulso à uma dupla checagem contra estas fraudes que causam prejuízos a quem busca importar produtos do Brasil, e impactam a imagem e a segurança do comércio internacional de proteína animal”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food.

Tecnologia

Dia de Campo online mostra tecnologias da Fazenda Futuro

Papel do consumidor no agro foi tema de encontro on-line