Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

98,50% do rebanho está vacinado contra aftosa

98,50% do rebanho está vacinado contra aftosa Criadores deverão aplicar apenas a vacina de 2 ml na campanha deste ano
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO
Criadores deverão aplicar apenas a vacina de 2 ml na campanha deste ano

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro, imunizou 94,87 milhões de bovinos e búfalos no Brasil, dos 96,31 milhões previstos.

Com isso, a cobertura vacinal atingiu 98,50%. A maior parte dos Estados vacinou animais com idade de até 24 meses. As exceções foram o Acre, Amapá, Espírito Santo e Paraná, que vacinaram animais de todas as idades, de acordo com dados informados pelo Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários.

vacina_aftosa_reproducao-1543837116

Os produtores precisam estar atentos para usar a dose correta da vacina – 2 ml – para não haver sobredosagem no animal, que pode provocar caroços, edemas, inchaços e até abscesso, no caso eventual de contaminação (Foto: reprodução)

Na etapa de novembro de 2018 foi usada pela última vez a vacina de 5 ml. A partir deste ano, nas etapas de vacinação, nova dose de 2 ml bivalente (para dois tipos de vírus) será utilizada. As campanhas iniciarão em 15 de março no Amazonas, concentradas nos meses de maio (1ª etapa) e de novembro (2ª etapa) na maioria das unidades federativas.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.